Dois de Julho: confira a programação completa dos festejos promovidos pela Prefeitura e Governo do Estado

A data mais emblemática da luta dos baianos pela independência do Brasil chega aos seus 200 anos em 2023, e será celebrada com uma intensa programação da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado. A agenda conta com atividades cívicas, pedagógicas e artístico-culturais na capital e no interior. 

Por parte da Prefeitura, a programação começa no dia 29 de junho, tendo como tema "Salve nossa terra, Salve o Caboclo". Entre as atividades estão apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico.

Promovido pelo Governo do Estado, partir desta quarta (14) até o dia 14 de julho o projeto Rota “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade” percorrerá 16 cidades do interior baiano que fazem parte da história da Independência, levando seminários, palestras, aulas públicas e serviços de unidades móveis do Estado. 

Outro destaque vai para atividades já previstas, mas que ainda não tiveram data divulgada. São elas: Teatro Ópera da Independência, na Concha Acústica; Concerto da Independência, da Orquestra Sinfônica da Bahia; e o lançamento de um museu virtual com o tema 2 de julho. Vale ressaltar também que, já no dia 25 de junho, a TVE dará início a uma cobertura especial do evento. 

Confira a programação completa de eventos abertos ao público que fazem parte das comemorações do 2 de julho:

26/06 

- Exibição, na TVE, do especial “Dois de Julho - Guerra da Independência na Bahia”, às 20h

29/06

- Espetáculo "A Resistência Cabocla", com o Bando de Teatro Olodum, na Praça do Campo Grande, em Salvador, às 19h (participação de Érico Brás e da Banda Olodum, direção coreográfica de Zebrinha e direção musical de Jarbas Bittencourt)

30/06

- Cortejo do Pelourinho, com uma série de atividades artístico-culturais e evento na Praça das Artes, em Salvador, para o lançamento da Exposição Brasil Futuro (curadoria da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, do arquiteto Rogério Carvalho, do ator Paulo Vieira e do secretário executivo de Cultura do MinC, Márcio Tavares)

- Fogo simbólico sai da cidade Cachoeira e de Mata de São João, às 7h (neste ano, foram incluídas outras cidades no trajeto, que passa por Dias D'Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas)

- Espetáculo "A Resistência Cabocla", na Praça do Campo Grande, em Salvador, às 19h 

01/07

- Entrega do Memorial 2 de Julho e do novo Largo da Lapinha, que passou por reforma, às 8h

- Celebração do Te Deu, às 9h, na Igreja da Catedral da Sé, com o coral da Basília do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Rufino, na Catedral da Sé.

- Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos, em Salvador, às 18h

- A chegada do fogo simbólico em Pirajá, às 16h, com apresentação do Cortejo Afro, às 17h

- Espetáculo "A Resistência Cabocla", na Praça do Campo Grande, em Salvador, às 19h 

- Show inédito da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, com 120 músicos, no Farol da Barra.

02/07 

- Alvorada de fogos às 6h

- Hasteamento das bandeiras às 8h30

- Início do cortejo cívico, no Largo da Lapinha, às 9h

- Desfile do caboclo e da cabocla pelo Largo do Pelourinho, rumo ao Campo Grande

- Concurso de fanfarras e balizas, às 15h, na Avenida Sete de Setembro

- Hasteamento das bandeiras e o acendimento da pira do fogo simbólico, com a campeã olímpica Ana Marcela, às 16h30, no Campo Grande

- Encontro de filarmônicas do Maestro Fred Dantas, entre 17h30 e 21h30, no Campo Grande

- Show especial Sambaqui, com BaianaSystem, às 19h, na Praça Cairu. O evento terá as participações de Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Vandal. 

03/07

- Inauguração do monumento em homenagem à Maria Felipa, na Praça Visconde de Cayru, às 9h.

- Show de Gerônimo no Campo Grande, às 17h. 

- Baile da Independência com a orquestra do maestro Fred Dantas, às 19h, no Campo Grande. 

04/07

- Homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi, com o show especial, às 19h, no Campo Grande, que vai reunir Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elaine Fernandes

05/07

- Retorno da Cabocla ao Panteão Cívico, no Largo da Lapinha, a partir das 18h. O momento terá a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.

- Show com a banda Ofá, do Terreiro do Gantois, e Samba de Caboclo, com a participação de ogans dos terreiros de Salvador, 
na Lapinha, às 20h.

5 a 7 de julho 

- IV Jornada do patrimônio cultural de Salvador, no Espaço Cultural da Barroquinha

07/07

- Apresentação do Espetáculo A Resistência Cabocla - Fábrica de musicais edição especial 200 anos de independência - no espaço Boca de Brasa, Subúrbio 360, às 19h

7 a 10 de julho

- Acontece a Festa de Labatut, em Pirajá, com a presença de artistas locais, a partir das 18h

25/07 

- Lançamento do caderno de Revalidação do Cortejo do 2 de Julho pelo Governo do Estado. A ação, que tem como objetivo revalidar o cortejo como patrimônio histórico, será na cidade de Cachoeira. 

- Lançamento do Edital de Inventário, através do Programa Paulo Gustavo Bahia (PPGBA), para elaboração de um inventário de conhecimento das manifestações culturais relacionadas aos festejos da independência em mais de 20 municípios baianos. 


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
 
Foto: Adeloyá Magnoni / BBC News Brasil

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias