Documentários indicados ao Oscar chegam às salas de arte de Salvador; saiba mais

redacao@aloalobahia.com

Além dos filmes que concorrem na categoria Melhor Filme do Oscar, os soteropolitanos podem conferir, antes da cerimônia de entrega dos prêmios, no próximo domingo (10), outros dois longas premiados e concorrentes ao Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem. "20 Dias em Mariupol" e "As 4 Filhas de Olfa" estreiam nesta quinta-feira (7), no Circuito Saladearte.
 
O primeiro, dirigido por Mstyslav Chernov, acompanha um grupo de jornalistas ucranianos que registram a invasão russa na cidade ucraniana de Mariupol, no início do conflito entre os dois países. Cenas fortes, como a do bombardeio a um hospital-maternidade, chocam o público.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O doc foi vencedor do Festival de Sundance e, recentemente, do Critics' Choice Documentary Awards e do BAFTA Awards. Chernov, que já cobriu conflitos no Iraque, Afeganistão e em Kiev, capital da Ucrânia, é um cineasta e fotojornalista vencedor do prêmio Pulitzer pelo trabalho de cobertura do ataque retratado no filme.
 
A4FDO-4
Já "As 4 Filhas de Olfa", com direção de Kaouther Ben Hania, venceu o Olho de Ouro em Cannes e convida o espectador a conhecer a vida de Olfa, uma tunisiana que teve quatro filhas, duas delas, as mais velhas, desaparecidas. A partir do desaparecimento delas, a história da família é contada através de uma jornada de rebelião, violência e esperança.
 
* Por José Mion. Fotos: AP Photo/Evgeniy Maloletka e Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias