7 Mar 2024
Documentários indicados ao Oscar chegam às salas de arte de Salvador; saiba mais

O primeiro, dirigido por Mstyslav Chernov, acompanha um grupo de jornalistas ucranianos que registram a invasão russa na cidade ucraniana de Mariupol, no início do conflito entre os dois países. Cenas fortes, como a do bombardeio a um hospital-maternidade, chocam o público.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O doc foi vencedor do Festival de Sundance e, recentemente, do Critics' Choice Documentary Awards e do BAFTA Awards. Chernov, que já cobriu conflitos no Iraque, Afeganistão e em Kiev, capital da Ucrânia, é um cineasta e fotojornalista vencedor do prêmio Pulitzer pelo trabalho de cobertura do ataque retratado no filme.
Já "As 4 Filhas de Olfa", com direção de Kaouther Ben Hania, venceu o Olho de Ouro em Cannes e convida o espectador a conhecer a vida de Olfa, uma tunisiana que teve quatro filhas, duas delas, as mais velhas, desaparecidas. A partir do desaparecimento delas, a história da família é contada através de uma jornada de rebelião, violência e esperança.
* Por José Mion. Fotos: AP Photo/Evgeniy Maloletka e Reprodução.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.