19 Mar 2024
Documentário em homenagem a Dorival Caymmi ganha cartaz com pintura do artista. Veja em primeira mão
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O filme parte de uma entrevista inédita em que Dorival revela sua afetividade pelas coisas mais singelas da vida e aborda sobre questões que influenciaram diretamente a sua obra, como o universo de pescadores baianos, as suas referências de raiz africana, a espiritualidade no candomblé, as histórias de amor e elementos da natureza.
Referência atemporal na música brasileira, o compositor influenciou diversas gerações de artistas, contribuindo para o surgimento e consolidação de movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália. Para além da música, Caymmi também expressava seu encantamento com o mar, os elementos da natureza, a Bahia e os orixás através de obras visuais.
No novo pôster do longa-metragem, a arte intitulada "Sereia" traz uma representação de Iemanjá, a Rainha do Mar e padroeira dos pescadores.
A divindade africana e a relação do artista com o candomblé eram recorrentes fontes de inspiração para sua poesia, traduzida em arte de diferentes formas – seja na pintura ou na música.
"Deusa do amor, Deusa do mar / Vou me atirar, beber o mar / Alucinado desesperar / Querer morrer para viver com Iemanjá. Essa música (Sargaço Mar), e especialmente esse trecho, é muito simbólica da relação de Caymmi com o mar e com Iemanjá. Por isso, criamos uma sequência dedicada à Deusa do Mar, que eu considero uma das mais bonitas e poéticas do filme. E esse cartaz é justamente uma reverência impressa de todo esse significado na vida e obra de Caymmi”, diz a cineasta Daniela Broitman
"Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos" é uma realização da Videoforum Filmes, com coprodução da Spcine e Canal Brasil, e distribuição da Descoloniza Filmes. O documentário também conta com apoio para seu lançamento do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, onde teve sua première mundial.
* Publicado por Naiana Ribeiro. Fotos: Divulgação e Reprodução/Acervo Caymmi.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.