Galeria em Trancoso promove mostra coletiva que valoriza diversidade artística de mulheres que vivem no destino

redacao@aloalobahia.com

A Galeria Hugo França, em Trancoso, no litoral sul da Bahia, apresenta "Viver é Um Rasgar-se e Remendar-se" até 20 de novembro. A exposição coletiva, cujo nome é inspirado na frase de Guimarães Rosa, reúne, pela primeira vez, a diversidade artística de oito mulheres (nativas ou não), que vivem há décadas no destino baiano

A mostra foi idealizada, produzida e composta exclusivamente por mulheres, e lança luz à força e à trajetória das artistas locais, que têm a ressignificação constante de suas trajetórias como ponto em comum. A curadoria é da cineasta, produtora e gestora cultural Isa Castro, que, entre diversos projetos importantes, comandou o MIS (Museu da Imagem e do Som). A produção é da diretora de arte e especialista em arte e moda Luana Jardim, que já atuou, entre outros projetos, no Fashion Rio.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

A exposição traz dezenas de telas com diferentes abordagens, texturas e linguagens, criadas por Ana Laranjeira, Camile Soares, Claudia Lemos, Leda Lima, Marta Meyer, Patricia Gudmundsson, Paula Blache e Selma Guedes (em memória). Entre pinceladas ou aplicação de argila, plantas e outras matérias primas, cada obra reflete a intensidade poética dessas mulheres, que, como qualquer ser humano, se rasgam, se remendam e vivem suas histórias.

A mostra conversa perfeitamente com a ampla arquitetura da Galeria Hugo França, unindo-se à atmosfera natural do espaço de 30 mil m² em meio à Mata Atlântica, propondo um convívio harmônico entre obra, espectador e paisagem. Os trabalhos oscilam entre pinturas abstratas, natureza clara e colorida, até escritas de sentimentos à flor da pele. Além dessas, três livros não lançados por Selma Guedes seão apresentados, como uma homenagem póstuma.
  * Por José Mion. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES