Dia Nacional do Café: confira 7 cafeterias ‘diferentonas’ para visitar em Salvador

Nesta quarta-feira, 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café, bebida que é item obrigatório em muitos lares brasileiros. Há quem, inclusive, não ouse começar o dia sem aquela tradicional dose matinal. A data marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil e tem como objetivo valorizar e homenagear esse produto que é uma paixão nacional. 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o maior produtor e exportador e o segundo maior consumidor de café em nível mundial. São aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), cada brasileiro consumiu, durante o ano de 2020, uma média de 4,81 kg de café torrado. 

Seja no café da manhã, depois do almoço ou no finalzinho da tarde, o café é sempre uma boa pedida e, se inserido numa experiência de cafeteria, fica melhor ainda. Por isso, o Alô Alô Bahia selecionou sete cafeterias em Salvador que têm propostas inusitadas e super agradáveis que unem bons cafés e bons ambientes. Confira:

Padoca do Carmo (@padocadocarmo)
 
Hgbh7qP.md.jpg
Instalada em um dos casarões rústicos do Santo Antônio Além do Carmo, a Padoca do Carmo tem uma proposta de aconchego que faz o cliente realmente se sentir em casa. A decoração, que prega charme e conforto, é repleta de itens de antiguidade e o quintal possui diversas plantas. O lugar é excelente para tirar lindas fotos.  

Outro toque especial é a fabricação própria de pães de fermentação natural. O local oferece excelentes opções de café da manhã, como os combos Nordestino (Cuscuz, ovo caipira, carne de fumeiro, queijo coalho, manteiga de garrafa, bolo de aipim, café coado ou suco) e Americano (Pão de forma, queijo, ovo caipira, bacon, pancakes c/ manteiga e mel, café coado ou suco). Há ainda um menu de almoço. 

Endereço: Rua do Carmo, número 13, Santo Antônio Além do Carmo
Funcionamento: segunda à sexta, das 8h30 às 11h30; sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h


Santa Clara Salvador (@santaclarasalvador)
 
Hgbh1kJ.md.jpg
O diferencial da cafeteria Santa Clara Salvador é estar coladinha em um dos mais tradicionais cartões postais da cidade: o Farol da Barra. Uma excelente pedida para um fim de tarde acompanhado de um belíssimo pôr do sol. O espaço é majoritariamente externo, com mesas com sombreiros que fazem o cliente se sentir em um bar. 

Como deve ser, o cardápio de cafés é vasto, com 19 opções, entre espressos, filtrados e gelados. Além das opções mais clássicas que uma cafeteria oferece, o estabelecimento possui ainda itens de café da manhã, petiscos, pratos, milkshakes e diversos drinks. 

Endereço: Largo do Farol da Barra, número 3, Barra
Funcionamento: segundas, quartas e quintas, das 11h às 20h; sexta, das 11h às 21h; sábados e domingos, das 9h às 21h


Café Cardamomo (@cafecardamomo_)
  Com uma entrada bastante discreta que pode muito bem passar despercebida, o Café Cardamomo esconde uma calmaria em plena agitação urbana do bairro da Graça. O ambiente de quintal de casa, com plantas, une o simples do espaço à sofisticação do cardápio. 

O ponto forte é o cardápio de tortas doces, cheesecakes, bolos e quiches, tudo agradando não só o paladar, mas também os olhos. O café, que começou a partir de um bolo de cenoura, é comandado pelos irmãos Alice e Leão, que dizem prezar por produtos orgânicos e frescos, evitando os processados. 

Endereço: Rua da Graça, número 22, Graça
Funcionamento: quintas a sábados, das 15h às 19h30


Preta Cat Café (@pretacatcafeoficial)
 
HgbhDTx.md.jpg
O Preta Cat Café é uma excelente pedida para os amantes de cafés e gatos. Lá, além de consumir a bebida, os clientes podem interagir com os felinos e ainda adotar um caso se apaixone. O espaço é comandado por Nina e seu esposo, Pablo. Preta é o nome da gatinha adotada por Nina em 2004 e que morreu em 2021. 

No cardápio, que conta com seleção de grãos especiais, o expresso tônica e o expresso citrus, com certeza, se destacam. A cafeteria possui ainda uma decoração única, repleta de elementos que remetem aos gatos e paredes com pinturas especiais. Além do espaço interno, há uma área externa coberta, com a proposta de quintal com vista.
  Endereço: Rua da Paciência, Térreo 239, Rio Vermelho
Funcionamento: terças à quintas, das 9h às 18h; sextas, sábados e feriados, das 9h às 19h 


Gateiro Café (@cafegateirocatcafe)
  O Gateiro Café é mais uma opção que une cafés e gatos. Este foi o primeiro cat café de Salvador. Neste espaço de convivência com gatos, também é possível adotar os bichinhos. Ah, a decoração é repleta de fofuras, com utensílios com imagens de gatinhos e quadros clássicos, como a Monalisa, em que os humanos são substituídos pelos felinos. 

No cardápio, espressos, espressos com leite (que pode ser substituído por leite vegano) e cafés gelados. Neste último, se destaca o Don Luiz Gateiro, que leva 50ml de licor Don Luiz. Nas opções sem café, o destaque vai para o sorvete com calda de goiabada cascão e lascas de queijo parmesão. Para o lanche, opções de doces e salgados; há também um menu especial de café da manhã. 

Endereço: Avenida Almirante Marques de Leão, 156, Barra
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 19h


Yolo Café (@yolo.coffeebar)
 
HgbhSI4.md.jpg
Num charmoso casarão do Santo Antônio Além do Carmo, o Yolo Café é uma cafeteria que também serve comidas rápidas e drinks. Ela fica dentro do Museu do Mar - Aleixo Belov e possui uma proposta de conforto e sofisticação. Uma excelente opção para um final de tarde regado a um cafezinho e snacks. 

No menu de cafés, o destaque vai para o frozen cappuccino (cappuccino batido com espresso, leite e gelo, servido na taça com chantilly e farofa crocante). Os drinks alcóolicos (um mais elegante e bonito que o outro) são preparados no bar que fica no meio do salão, aos olhos do cliente. No cardápio de comidas, iguarias como tartare de carne do sol, burrata, mini tacos de cogumelo, mil filhas de camarão com pupunha. Tudo comandado pelo chef Raphael Sepúlveda. 
 
Hgbh6E7.md.jpg
Endereço: Largo do Santo Antônio Além do Carmo, número 3, Santo Antônio Além do Carmo
Funcionamento: terças e quartas, das 16h às 20h; quinta a sábado, das 11h às 22h; domingos, das 10h às 20h


A Cafeteria Botânica (@acafeteriabotanica)

A Cafeteria Botânica pode passar despercebida por quem transita pela Pituba. Ela faz parte do complexo A Casa 478 Botânica, que também abriga uma pizzaria, uma pastelaria e uma hamburgueria. A diversidade de opções, assim como o ambiente aconchegante compartilhado pelos estabelecimentos, formam o diferencial. O cliente pode escolher entre o ambiente interno e o externo (no estilo quintal de casa), ambos muito agradáveis e super instagramáveis com frases legais e plantinhas. Ah, ainda há uma brinquedoteca super equipada para as crianças. 
 
HgbhyCB.md.jpg
A cafeteria possui pães de fermentação natural, além de drinks, entradinhas e refeições, como bobó e feijoada (sempre com opções veganas). Há um menu especial de brunch, com itens como toast, brioche, cinnamonroll, croissant e rabanada.

Endereço:
Funcionamento: de terça a domingo, de 8h às 22h; segundas, das 17h às 22h


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais.

NOTAS RECENTES