Dia Mundial Sem Carne: confira 5 restaurantes vegetarianos e veganos em Salvador

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

O que já foi tratado como uma questão de minorias vem se tornando um hábito cada vez mais presente no Brasil e mundo afora. O vegetarianismo e o veganismo são a escolha de vida de muita gente, há muito tempo – e isso não é novidade. Uma pesquisa aponta que 46% dos brasileiros não comem carne por vontade própria ao menos uma vez por semana, de acordo com Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec).

A discussão, evolução e adaptação do mercado para esse público vem sendo fomentada – inclusive por artistas, como a apresentadora Xuxa e a atriz Tatá Werneck. Todo dia 20 de março, por exemplo, é comemorado o Dia Mundial Sem Carne - criado em 1985 a partir de campanhas com objetivo de conscientizar a população sobre os impactos do consumo de carne - segundo a Mercy For Animals (MFA) no Brasil, as atividades pecuárias representam cerca de 30% da emissão de metano (CH4) no mundo.

Como nem sempre é fácil encontrar opções de estabelecimentos com menus vegetarianos e veganos, o Alô Alô Bahia separou, neste Dia Mundial Sem Carne, uma lista com cinco restaurantes que oferecem do almoço às sobremesas na capital baiana. Confira:

Healthy por Victoria Cintra

Com a primeira unidade lançada em janeiro de 2019, o Healthy por Victoria Cintra é um restaurante de comida saudável e que oferece em seu menu algumas opções veganas e vegetarianas. Com unidade no L2 do Salvador Shopping, o estabelecimento funciona todos os dias, do almoço ao jantar, sem intervalos. Entre as opções indicadas está o estrogonofe de cogumelos com arroz de legumes e batata doce chips (na foto principal da reportagem). Recentemente foram lançadas pizzas individuais com dois sabores salgados vegetarianos, o de abobrinha com queijo de cabra e o de palmito, cogumelos e creme de castanhas (na foto abaixo). Para deliverys, encomendas e mais informações: o perfil no Instagram @healthyporvc.

victoria Ramma

O Ramma, na Barra, é outra boa opção de restaurante que oferece refeições vegetarianas e veganas. Tudo é feito a partir de produtos frescos, naturais e orgânicos. O local, que funciona desde 1994 em uma casinha ampla, com varanda e espaço climatizado, conta um buffet por quilo com variadas opções de saladas, pratos quentes, sobremesas e bebidas. O endereço é na Rua Lord Cochrane, nº. 76. O horário de funcionamento, de forma presencial, é de segunda-feira a sábado das 11:30 às 15h. Aos domingos, o atendimento é das 7h às 15h. Mais informações e o contato do delivery: (71) 99666-7357 – ou no Instagram @rammacozinhanatural.

Ramma
Nana.Veg

O Nana.Veg, que fica no Rio Vermelho, oferece uma variedade de receitas veganas. Toda semana há novidades no cardápio. No almoço, há opções como maniçoba (na foto abaixo), comida oriental, além de opções de sobremesas, salgados e lanches. Os pratos que fazem mais sucesso são a coxinha vegana, a feijoada e os pratos da culinária baiana. Há também rodízio de pizzas durante algumas noites. Para conferir a programação da semana, basta ficar antenado no Instagram @nana.veg ou entrar em contato pelo WhatsApp 71 99715-1269. O horário de funcionamento é de terça a quinta-feira e domingo das 11h às 16h e sexta e sábado das 11h às 22h.

nanaveg
B-vegan

O B-Vegan é uma hamburgueria e pizzaria. Existem opções para montar o hambúrguer com os ingredientes da preferência do cliente ou escolher um já pronto - indicamos o de feijão fradinho com dendê. Recentemente, o estabelecimento, que funciona desde 2015, lançou no cardápio feijoada aos domingos. O restaurante tem unidade na Barra (Rua Dias D’Ávila, 109) e na Pituba (Avenida Octávio Mangabeira, 1945). O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 15h às 21h30. O Instagram: @bvegan.gastronomia.

bvegan
Rango Vegan

A Rango Vegan nasceu em 2006 e fica em Santo Antônio Além do Carmo, bairro cheio de charme e tradição cultural, no centro histórico de Salvador. O menu é variado e oferece almoço, noite de pizza, além de lanches - um dos mais pedidos é o hambúrguer de alga, o bobó de shitake com legumes e a torta de tofu com algas marinhas. Outras gostosuras são a coxinha de palmito e o hambúrguer de soja com maionese vegan com beterraba. O local já recebeu nomes famosos, como o cantor Seu Jorge. Atenção no horário de funcionamento: domingo - das 12h às 18h, terça e quarta - das 12h às 15h30, quinta e sexta - das 12h às 15h30 e das 16h30 às 21h30 e sábado - das 12h às 16h e das 17h às 22h. Mais informações no Instagram: @rangovegan.ssa.

Rango Vegan

Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Fotos: Reprodução/Instagram. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias