‘Dia mais triste da história do Carrefour’, diz empresa em comunicado em rede nacional

A rede Carrefour divulgou um comunicado em rede nacional, na noite desta sexta-feira (20), após a repercussão do assassinato de um homem negro por seguranças de uma loja de Porto Alegre. 

O cliente João Alberto Silveira Freitas, 40, morreu por asfixia (segundo o laudo inicial) na noite desta quinta, e o vídeo que mostra o momento começou a circular na manhã deste Dia da Consciência Negra. 

"Este dia que deveria ser marcado pela conscientização da inclusão de negros e negras na sociedade, está sendo o mais triste da história do Carrefour. Palavras não expressarão nossa angústia com a brutalidade", anunciou a rede no comunicado. 

O Carrefour ainda anunciou que tudo que foi vendido pela rede nesta sexta será convertido em doações para entidades ligadas à luta antirracista. Além disso, a rede garantiu que dará suporte à família da vítima brutalmente assassinada. "Nada trará a vida de João Alberto de volta, mas estamos certos de que este momento de pesar se converterá em ações concretas que impedirão que tragédias como essa se repitam", diz o comunicado.

Nesta sexta, várias lojas do Carrefour pelo país foram palcos de protestos. Em São Paulo, uma loja chegou a ser apedrejada. Em Brasília, Belo Horizonte e no Rio, unidades tiveram que fechar as portas para conter os manifestantes. 

Confira o comunicado do Carrefour na íntegra.
"Este dia que deveria ser marcado pela conscientização da inclusão de negros e negras na sociedade, está sendo o mais triste da história do Carrefour. Palavras não expressarão nossa angústia com a brutalidade. Daremos todo apoio à família de João Alberto Silveira Freitas e, em respeito a ele, nossa loja de Passo D'Areia fechou hoje e permanecerá fechada amanhã. Além disso, todo o resultado das vendas de hoje das lojas Carrefour hipermercados será doado para entidades ligadas à luta pela consciência negra. Amanhã, abriremos mais tarde para reforçamos o treinamento antirracista com todos os nossos funcionários e terceiros. Continuaremos com nossa transparência informando os próximos passos. Nada trará a vida de João Alberto de volta, mas estamos certos de que este momento de pesar se converterá em ações concretas que impedirão que tragédias como essa se repitam."

Foto: reprodução. Siga o insta do @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias