19 Jun 2023
Dia do Cinema Brasileiro: confira três filmes gravados na Bahia com estreias previstas para 2023

Mais recentemente, as produções cinematográficas baianas também têm ganhado reconhecimento em diversas premiações. Com gêneros variados, as tramas trazem diferentes reflexões sociais e universais, além de ângulos diversos do estado, como Café com Canela (2018), filme de Ary Rosa e Glenda Nicácio rodado no Recôncavo baiano, que conquistou, por exemplo, três prêmios na 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e Cidade Baixa (2005), dirigido por Sérgio Machado e com Lázaro Ramos e Wagner Moura no elenco, que ganhou como melhor filme no Festival do Rio, o Prêmio da Juventude do Festival de Cannes 2005, dentre outros.
O estado também tem sido cenário para produções cinematográficas. Seja pelas suas belas praias ou ruas e cidades históricas, rica cultura ou boa estrutura de equipe profissional, a Bahia tem sido locação para filmes com estreias nacionais. O Alô Alô Bahia separou três lançamentos para este ano, confira:
Ó Paí, Ó 2
Com previsão de chegar nos cinemas ainda este ano, o filme Ó Paí, Ó 2 movimentou Salvador com gravações no Centro Histórico de Salvador em outubro de 2022. O segundo filme dá continuidade ao grande sucesso que foi o primeiro, obra do Bando de Teatro Olodum adaptada para o cinema e para a televisão.
O público vai poder acompanhar as novidades dos personagens, como o cantor Roque (vivido por Lázaro Ramos), Dona Joana (Luciana Souza), o casal Reginaldo (Érico Brás) e Maria (Valdineia Soriano), a Baiana (Rejane Maia), Seu Matias (Jorge Washington), Dona Raimunda (Cássia Valle), Yolanda (Lyu Árison), Neusão (Tânia Toko), Psilene (Dira Paes), Lúcia (Edvana Carvalho) e outras divertidas figuras que habitam o Pelourinho.
Além deles, se somam ao elenco artistas convidados, como Luis Miranda, Ricardo Oshiro e Clara Buarque. Os cantores também vão ter vez: participam do filme Russo Passapusso, Margareth Menezes, Tiganá Santana, Guiguio Shewell (ex-Ilê Aiyê), Pierre Onassis (ex-Olodum), Nininha Problemática, o grupo Attooxxa e a cantora Alana Sarah, conhecida como A Dama do Pagode.
Malês
Com gravações em Cachoeira, no recôncavo baiano, o filme Malês está com previsão para estrear em novembro deste ano. A direção do longa é de Antonio Pitanga e conta com elenco de peso: Patrícia Pillar, Camila Pitanga, Rocco Pitanga, além dos atores baianos Edvana Carvalho e Sulivã Bispo. O coreógrafo Zebrinha também está na equipe.
O filme trata da Revolta dos Malês, que ocorreu em 1835 e ficou conhecida como a maior rebelião pela liberdade provocada por escravos no país. A pré-produção do longa foi retomada em novembro, após terem sido suspensas em razão da pandemia. As filmagens em Cachoeira começaram em fevereiro e finalizaram em março. A produção do longa é de Flávio Tambellini e coprodução da Globo Filmes.
Patrícia Pillar desembarca na Bahia e grava filme em Cachoeira: “astral incrível”
Os Farofeiros
A sequência do filme Os Farofeiros, que tem estreia marcada para o dia 28 de dezembro deste ano, também teve cenas gravadas na Bahia. A continuação do longa dirigido por Roberto Santucci contará com uma viagem de férias para uma praia baiana.
O longa, que em 2018 faturou pouco mais de R$ 35 milhões de bilheteria, atraindo mais de 2,5 milhões de espectadores, foi rodado durante o mês de maio. O elenco conta com os atores Cacau Protásio, Maurício Manfrini, Marcos Pitombo e Danielle Winits, que desembarcaram na capital baiana para a gravação.
Marcos Pitombo desembarca em Salvador para gravação de filme: “Lugar agraciado”
Fotos: Principal: Acervo/Globo Filmes;
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.