Dia da Mentira: julgamento que pode cassar Sergio Moro já tem data

redacao@aloalobahia.com

O julgamento que definirá o futuro eleitoral do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) já tem data para ocorrer: 1º de abril foi a data escolhida pelo Tribuna Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para iniciar a análise das ações que pedem a cassação do parlamentar.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Moro responde a duas ações apresentadas pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e pela Federação Brasil da Esperança, composta por PCdoB, PV e o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com três sessões reservadas, o julgamento pode se estender até o dia 8 de abril. Ao longo do processo, os magistrados julgarão a cassação do mandato de Moro e a possibilidade de deixá-lo inelegível por oito anos, caso seja considerado culpado de abuso de poder econômico e caixa dois na pré-campanha de 2022 pela maioria dos sete membros do TRE-PR. 

A fim de assegurar que o julgamento seja visto como técnico e criterioso, os juízes decidiram que vão ler a íntegra dos seus votos para que a decisão final conte com os argumentos de todos, além de não compartilhar os votos antecipadamente, dando mais transparência ao julgamento.

A partir do que for decidido pela Corte paranaense, o caso deverá seguir para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final.

* Por José Mion, com informações do Estadão. Foto: Agência Brasil.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias