Desmatamento na Amazônia Legal apresenta queda de 22,3% no período de um ano, aponta estudo

redacao@aloalobahia.com

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais nesta quinta-feira (9)  apontam que a área desmatada na Amazônia foi de 9.001 km² entre agosto de 2022 e julho de 2023, representando uma queda de 22,3% em comparação ao período de agosto de 2021 a julho de 2022. Os números são do relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite.

"Esse resultado é fruto do trabalho de todos nós (...) É um trabalho que já tínhamos um know-how da nossa gestão anterior. Agora atualizamos e estamos vendo esses resultados", pontua a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Ela acrescenta ainda que o governo enfrentou desafios no combate ao desmatamento e que o Ibama e ICMBio aumentaram em quase 200% sua capacidade de fiscalização neste ano.

"Houve uma profusão de criminalidade após um completo desmonte da estrutura de governança ambiental, de destroçamento dos órgãos de comando e controle e de monitoramento, com redução de orçamento e incentivo inclusive a atividades que resultam em desmatamento (...) Eu dizia que se nós conseguíssemos uma redução geral de 10%, já estaríamos alcançando um grande sucesso”, disse a ministra.

* Por Marcele Neves. Foto: Chico Batata/AFP.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias