9 Jun 2023
Davi Caramelo apresenta reflexões sobre a dualidade em exposição com obras inéditas em Salvador

A mostra, que conta com texto crítico de Fábio Gatti, que também assina a curadoria em parceria com João Oliveira e Lanussi Pasquali, reúne uma série de trabalhos em pintura e desenho produzidos já em 2023, mas resultado de cerca de três anos de pesquisa.
"Busco, nesta série, provocar percepções e criar tensões visuais por meio de corpos humanos ou arquitetônicos que nascem a partir do contraste e, através deles, adentrar em questionamentos que perpassam o subconsciente humano, as relações interpessoais e a efemeridade da vida assim como as tentativas de prolongá-la", explica Caramelo, que aprofunda suas reflexões sobre o tema da ambivalência, iniciadas na mostra "Psicoativas", de 2017.
"A cada traço e linha, desejo revelar a dualidade. Ao mesmo tempo que trago figuras sólidas, volumosas e densas, carrego com elas a vulnerabilidade da própria existência", destaca o artista, que apresenta um interessante jogo de luz e sombra que constrói personagens, edificações, objetos e cenários.
As sombras carregam uma carga simbólica e, segundo ele, parecem expor através da ausência os segredos escondidos ou as partes não reveladas de nós mesmos. "Meu trabalho me ensina muito sobre quem sou, me apresenta partes de mim até então inacessíveis. Por muitas vezes, crio intuitivamente, talvez subconscientemente e o significado do que fiz não vem junto com o ato da criação. Por vezes, demoro a fazer as associações entre o que desenhei com os momentos que vivi, coisas que vi, ouvi e que repercutem em mim de alguma forma", explica o artista.
A pintura restrita a duas cores tem sido o meio de expressão de Caramelo há algum tempo, com os elementos representados nas obras fragmentados, distorcidos ou recombinados. Em um mundo cheio de estímulos, ruídos, cores, avisos e funções, o artista convida o público para um passeio por paisagens insólitas e habitadas por personagens que dizem muito através do silêncio.
Serviço:
"A beleza que te segue brilha nas sombras", de Davi Caramelo
A Galeria - Ativa Atelier - Rua Tupinambás, 423 - Rio Vermelho
Visitação de 5 a 29 de julho, de quarta a sexta, das 15h às 19h, e aos sábados, das 9h às 12h
Entrada franca
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Divulgação.