Daniel Noboa é eleito e se torna o presidente mais jovem a governar o Equador

redacao@aloalobahia.com

O empresário Daniel Noboa, de 35 anos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais deste domingo (15). Ele completará o mandato de Guillermo Lasso e se tornará, portanto, o chefe de Estado mais jovem da história do Equador.

De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral, com quase 93% das urnas apuradas, Noboa tinha 52,30% dos votos, contra 47,70% da advogada Luisa González, garantindo, assim, o posto no comando do país. Filho de um dos homens mais ricos do Equador, Álvaro Noboa, ele atuou dois anos como deputado na Assembleia Nacional.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

"Hoje fizemos história, as famílias equatorianas elegeram um Novo Equador, elegeram um país com segurança e emprego. Lutemos por um país de realidades, onde as promessas não acabam na campanha e a corrupção seja castigada. Obrigado, Equador", declarou em publicação nas redes sociais.

Noboa assumirá em dezembro e permanecerá no cargo até 2025. Ele enfrentará um cenário muito complexo, com um país que registra inéditos índices de insegurança e um difícil quadro socio-econômico, com altos níveis de pobreza e desemprego.

As eleições deste ano foram marcadas por episódios de violência durante a campanha. Nos últimos meses, políticos e candidatos a cargos governamentais foram mortos no país. Dentre eles, o candidato presidencial Fernando Villavicencio, antes do primeiro turno, em agosto.

* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias