15 Sep 2023
Cuscuz ancestral: baiana Fabiana Cleise leva melhor nota em reality culinário de Ana Maria Braga

No reality apresentado por Ana Maria Braga e Talitha Morete, o último desafio teve como tema um "café da tarde". Cleise e Jorgim trouxeram três pratos e uma bebida para os jurados: cuscuz temperado, creme com goiabada, sanduíche de queijo coalho com creme de castanha de caju e café cremoso.

Cuscuz ancestral
A baiana ficou responsável pelo cuscuz e fez o preparo do prato como antigamente, quando não havia cuscuzeira, utilizando uma toalha de prato, um prato fundo e cozinhando os flocos no vapor, técnica que é apelidada de 'cuscuz de cabeça amarrada'. A iguaria foi hidratada com água e margarina derretida. Depois de cozida, foi temperada com linguicinha, bacon, tomate, cebola, pimentão e coentro.
"Vocês trouxeram um lindo café da tarde, carregado de memórias e significados para a cultura de vocês. Eu não sei o que as pessoas chamam de complexo e de simples por aí. E me dói, às vezes, ouvir falar do cuscuz como uma coisa que é simples. Não é simples nem na execução e muito menos no significado. Parabéns por acreditarem na verdade de vocês e trazerem isso para a gente", disse a jurada Andressa Cabral.

O reality show tem como jurados fixos os chefs Dalton Rangel e Andressa Cabral. A cada semana, um jurado especial também participa. A convidada da terceira prova foi a atriz Juliana Silveira, eterna protagonista de Floribella. Cleise e Jorgim foram bastante elogiados pelo júri, que ficou impressionado com o sabor e a execução dos pratos. A dupla nordestina tirou a maior nota do dia, ficando com 9,5.
"Obrigada por vocês trazerem a essência da gastronomia brasileira, nordestina. Trouxeram aprendizado e apresentaram a técnica de como fazer o cuscuz. E que cuscuz delicioso! Soltinho, hidratado e com pimentão bem inserido", elogiou Dalton Rangel, presidente do júri.
Como venceu a prova, Cleise avança para mais uma etapa do reality. Na próxima sexta (22) será realizada a quarta prova da fase pontos corridos. Depois disso, haverá a separação das melhores notas. Quem ocupar o ranking vai avança para a semifinal e, em seguida, para a final. Até o momento, entre os 6 participantes, Fabiana Cleise ocupa o 3º lugar no acumulado da disputa, com 26 pontos. Jorgim, sua dupla, ocupa o primeiro lugar.
“Essa prova me fez revisitar o passado e a minha infância, quando minha avó preparava o cuscuz dessa forma, pra mim e meus irmãos. Foi muito especial também apresentar um pouco da cultura e a potência que o nordestino tem”, disse Cleise.
Dona de casa influencer
Natural de Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano, Fabiana Cleise tem 42 anos, é mãe de cinco filhos e influenciadora digital com mais de 130 mil seguidores. Casada, apaixonada por gastronomia afetiva e bem-humorada, ela ama compartilhar suas receitas e mesas postas para a família, inspirando mulheres de todo o Brasil.
Formada em Análise de Sistemas e já estabelecida na carreira, a baiana precisou deixar a profissão em 2013 com a chegada dos filhos gêmeos. Em 2016, criou o perfil Lar da Cleise, onde passou a compartilhar sua rotina diária de dona de casa como uma forma de sentir-se melhor e fechar a lacuna deixada pelo afastamento da vida profissional. Encontrou no Instagram uma forma de sentir-se útil novamente e amenizar as intermináveis tarefas domésticas.
Por Gabriela Cruz. Fotos: Reprodução
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.