Cultura indígena ganha destaque na Expo Casa Artesanato da Bahia

redacao@aloalobahia.com

A Expo Casa Artesanato da Bahia recebe as comunidades Tupinambá, Kiriri e Pataxó na Edição Indígena, que acontece entre os dias 10 e 13 de agosto, no Shopping Barra, em Salvador. Durante este período, baianos e turistas poderão adquirir produtos criados pelas artesãs e artesãos indígenas, que utilizam diversas técnicas e matérias primas.   

Entre os itens que serão comercializados, estão arco, flecha, cestas de palha, peças utilitárias e decorativas em cerâmicas e madeira e os instrumentos musicais apito e maracá. Além de acessórios, como brincos com penas, colares de penas, sementes, ossos e miçangas. A moda ganha destaque nas criações contemporâneas das ecobags, biojoias, camisetas pintadas com grafismos indígenas e outras roupas artesanais.

O evento contará também com uma programação musical especial. No sábado (12), a partir das 18h, quem se apresenta é Lutte. Já no domingo (13), a partir das 17h, a dupla Amadeu e Juliana anima o Dia dos Pais no encerramento da primeira temporada do evento.

Esta edição especial também vai promover ainda discussões sobre comercialização e promoção, através do 2º Encontro de Artesãs e Artesãos Indígenas, que acontece na quinta-feira (10), a partir das 14h, com  as participações de Juremar Oliveira, chefe de Gabinete da SETRE, e de Cláudio Magalhães, vereador de Ilhéus e liderança Tupinambá.

A Bahia tem uma cultura rica, diversificada e tudo isso nasce a partir das vivências do nosso povo. O artesanato da Bahia também é parte dessa caminhada ancestral. Dessa forma, fortalecer o artesanato indígena é uma das possibilidades de apresentar ao mundo a nossa riqueza cultural, expressada aqui pelo saber fazer desses povos, mas também a possibilidade de gerar renda através das vendas dessa produção artesanal”, destaca Weslen Moreira, coordenador da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia.



* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias