Creuza Oliveira receberá título de doutora Honoris Causa da UFBA: "vitória muito importante"

redacao@aloalobahia.com

A presidente de Honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Oliveira, será homenageada com o título de doutora Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia. Ela será a primeira liderança sindical da categoria das trabalhadoras domésticas a receber esse tipo de homenagem no Brasil. A data da cerimônia de entrega da honraria ainda será divulgado. 

“A academia esteve distante do povo e das classes menos favorecidas. Os representantes desta classe só conseguiram chegar à universidade a partir da política de cotas. Foi daí que muitas pessoas tiveram que ‘engolir’ as filhas e filhos das domésticas, a população indígena e negra nas universidades. Este título irá abrir portas para outras. É uma vitória muito importante para a nossa luta e para a nossa história”, destaca Creuza.

Para a professora do Instituto de Psicologia da UFBA Elisabete Pinto, responsável por coordenar o grupo responsável pela análise da concessão da honraria, Creuza é “uma intelectual orgânica que conseguiu organizar as mulheres negras de todo Brasil em torno da questão laboral”. Ela destaca ainda que a homenageada  produziu um conhecimento com impacto social e transformou vidas. “Creuza é doutora porque logrou conquistar os direitos humanos das trabalhadoras domésticas. A UFBA compreende a sua importância na sua luta”, disse.

No último dia 1º, Creuza foi agraciada com o título de comendadora da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia. Além disso, a sindicalista recebeu também o Prêmio Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, em 2003 e em 2011, pela luta contra o trabalho infantil e por igualdade racial. Em 2005, foi indicada ao Prêmio 1.000 Mulheres para o Nobel da Paz.




* Por: Luana Veiga. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias