Covid: 98% das pessoas recuperam olfato em até 1 ano, diz estudo

Sintoma comum da Covid-19 - ocorre em 86% dos pacientes com quadros leves da doença -, a incapacidade de sentir odores (anosmia) persiste mesmo depois de as pessoas estarem curadas. Muita demoram meses para recuperar completamente o olfato.

Uma pesquisa realizada por cientistas da França e do Canadá analisou a duração da perda de olfato em 97 pessoas que tiveram covid: 51 fizeram  análises subjetivas (autoavaliação dos pacientes) e testes objetivos (exames psicofísico). 

No grupo que passou por avaliação clínica, 84% recuperaram o olfato quatro meses após a infecção pelo coronavírus e, após um ano, somente duas pessoas permaneceram com a capacidade de sentir odor prejudicada. 

Entre os voluntários que fizeram somente a autoavaliação, 23% apresentaram recuperação satisfatória em quatro meses e o restante relatou a melhora no período de até 12 meses. Somando os dois grupos, 98% das pessoas recuperaram o olfato em um ano. O estudo foi publicado no Jama (Journal of the American Medical Association).

Leia mais notícias na aba Notas

Fotos: Divulgação e Alô Alô Bahia. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias