22 May 2023
Conselho do TRF-4 afasta juiz Eduardo Appio dos processos da Lava Jato

A medida atende a uma representação do desembargador federal Marcelo Malucelli, que afirmou que o filho dele, João Eduardo Barreto Malucelli, recebeu uma ligação telefônica com "ameaças". João Eduardo é sócio do ex-juiz Sergio Moro. O pai dele, Marcelo, se declarou suspeito para analisar casos que envolvem a Lava Jato em abril deste ano.
Segundo o Conselho do TRF-4, há indícios de que o Appio tenha feito o telefonema para o filho de Marcelo. O juiz terá 15 dias para apresentar defesa. As informações são do portal g1.
Segundo a representação feita por Marcelo, a ligação feita para o filho dele aconteceu de um número bloqueado. A pessoa que fez a chamada se identificou como servidor da área de saúde da Justiça Federal e se apresentou como Fernando Gonçalves Pinheiro.
Apesar disso, segundo a decisão, não existe nenhum servidor com o nome de Fernando Gonçalves Pinheiro na Justiça Federal da 4ª Região.
Na ligação, o suposto servidor teria mencionado valores a devolver e despesas médicas de João Malucelli, “como se detivesse informações de cunho relevante, capazes de causar algum tipo de intimidação, de constrangimento ou de ameaça”, cita o relatório.
O documento cita ainda que o suposto servidor teria questionado o sócio de Moro sobre se ele estaria “aprontando”.
O relatório do conselho aponta que há “muita semelhança entre a voz do interlocutor da ligação telefônica suspeita e a do juiz federal Eduardo Fernando Appio, tendo então a Presidência do TRF4 e a Corregedoria Regional noticiado esses fatos à Polícia Federal e solicitado realização de perícia para comparação do interlocutor da ligação suspeita com aquele magistrado federal”.
Appio assumiu o comando da 13ª Vara Federal de Curitiba, berço da Lava Jato, no início de fevereiro. Ele tem mais de 20 anos de trabalho na Justiça Federal. Appio ainda não se pronunciou sobre o caso.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia. Foto: MPF/Divulgação.