Conheça tecnologia de startup baiana capaz de reduzir em 80% os descuidos no volante

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

A startup baiana Infleet acaba de apresentar um software de gestão de frota corporativa, que lança mão de recursos como a Inteligência Artificial para promover a direção defensiva e o controle efetivo do estado de conservação e manutenção dos veículos. A tecnologia é capaz de reduzir em até 60% os riscos de acidentes.

“A nossa tecnologia de câmera com inteligência artificial detecta situações preocupantes no trânsito, como as distrações com o celular ou com o cigarro, ou mesmo a fadiga do motorista”, explica Henrique de Amorim Viana Lima, um dos diretores da empresa, ao lado dos sócios Victor Cavalcanti, Vitor Mateus dos Reis e Lucas Correia.

Segundo ele, a solução é fornecida a frotistas de diversos elos da cadeia produtiva do setor logístico e, entre as vantagens do seu uso está ainda a otimização no consumo de combustíveis e pneus. 

“Nossa gestão de frotas reflete os valores relacionados à cultura de condução econômica e defensiva, responsável pela contenção do consumo de combustíveis e, consequentemente, da queima de combustíveis fósseis”, revela o empresário, destacando também os resultados de ordem de sustentabilidade socioambiental, além de econômica e financeira.

De acordo com o executivo, a solução da Infleet atende frotas de veículos tanto leves quanto pesados, com recurso de telemetria capaz de fornecer informações sobre veículos de diferentes portes. "O sistema identifica frenagens, aceleração, curvas acentuadas, RPM e, também, concede dados como temperatura do motor, abertura de baús, portas e diversas outras informações”, revela.

Além dos ganhos em segurança, as funcionalidades impactam em redução de até 20% nos custos de manutenção e abastecimento dos veículos, além da redução de poluentes.

Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.
 
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia) e Twitter (@Aloalo_Bahia).

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias