Conheça roteiro em Salvador inspirado em Jorge Amado, Carybé e Pierre Verger que tem atraído turistas de todo o Brasil

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

A Bahia que inspirou a vida e a obra do escritor baiano Jorge Amado, do fotógrafo Pierre Verger (francês, que morou na Bahia) e do pintor Carybé (argentino, que também viveu no estado) também influenciou um roteiro turístico e tem encantado e atraído visitantes de diversas cidades do Brasil que vem exclusivamente para fazer o passeio em Salvador. A viagem dura cinco dias e custa a partir de R$ 10.500, com direito a, por exemplo, hospedagem em um hotel do Centro Histórico de Salvador. IMG_1257.jpgO roteiro, intitulado de A Bahia de Todos os Santos, mostra paisagens e lugares de Salvador que inspiraram os textos, as pinturas e as fotografias de Jorge Amado, Verger e Carybé. São experiências que envolvem história, arquitetura, sincretismo religioso e manifestações culturais e artísticas, seja na culinária, na música ou na dança. A viagem passa por locais que envolvem outros nomes, como Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Mario Cravo, Calasans Neto, Genaro de Carvalho, Carlos Bastos, Tatty Moreno e Lina Bo Bardi.
fundacao-jorge-amado.png
Entre os principais pontos do roteiro estão: a Fundação Jorge Amado, no Pelourinho, a Feira de São Joaquim – retratada em alguns livros de Jorge Amado, desenhos de Carybé e fotografias de Pierre Verger e frequentada pelos três ilustres nomes -, a terreiros de candomblé́, a Casa do Rio Vermelho - antiga residência do escritor baiana e da sua esposa, a também escritora Zélia Gattai -, a casa de Carybé - onde o artista morou e trabalhou. Hoje, mantida pelos seus filhos, que ainda mantém muitas de suas criações -, e a Fundação Pierre Verger - mesmo local em que ele viveu, além de assistir um espetáculo do Balé Folclórico da Bahia, do almoço na Casa do Benin e bate-papo exclusivo com os historiadores Rafael Dantas e Chico Senna, que é arquiteto, professor e escritor imortal da Academia de Letras da Bahia.
 casa-de-carybe.png
Baiana vivendo no Rio de Janeiro, a consultora de viagens Adriana Lacerda conta que o roteiro turístico é fruto de uma pesquisa realizada há pelo menos três anos. “Nesses últimos anos eu venho pesquisando sobre a cultura de Salvador. Uma pesquisa através de vivências, leituras e conversas, que envolveu literatura, arte, gastronomia, religião, música, dança, arquitetura e história. Inevitavelmente, eu cheguei em Jorge Amado. Foi aí que eu descobri o livro Jubiabá, que trouxe Carybé, Pierre Verger, o filósofo francês Jean Paul Sartre, a escritora francesa Simone de Beauvoir, entre outras figuras renomadas, para a Bahia. Esse livro foi a inspiração para o roteiro dessa viagem em grupo para a capital baiana”.
casa-verger.png
A primeira edição da viagem foi realizada em novembro de 2022 e contou com 15 pessoas de cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A segunda já tem data marcada: de 22 a 26 de novembro deste ano. Os valores desta próxima viagem ainda estão sendo definidos, com pacotes próprios para quem mora em Salvador. Mais informações podem ser encontradas no Instagram da agência NomadRoots (@nomad.roots) ou no WhatsApp (21) 99635-1957.
IMG_1282.jpg
Essa viagem em grupo para Salvador é perfeita para quem tem interesse e uma paixão por cultura, gastronomia, religião e história. Conheceremos lugares onde viveram e outros que fizeram e fazem parte da história dos artistas, que compartilhavam a escolha e o encantamento pelo viver do povo baiano como motivo e cenário para suas obras. Vamos compreender alguns aspectos culturais que fortaleceram esse grande elo entre eles. Em 10 anos de turismo, essa foi a viagem mais especial que eu já organizei e participei”, finaliza Adriana Lacerda.
IMG_1834.jpg
IMG_1308.jpg
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Foto 1 - Fachada da Fundação Casa de Jorge Amado: Acervo Fundação Casa de Jorge Amado; Foto 2 - Fundação Casa de Jorge Amado: Monique Renne; Foto 3 - Casa de Carybé: Arisson Marinho/CORREIO; Foto 4 - Fundação Pierre Verger: Tacun Lecy; Fotos do Roteiro A Bahia de Todos os Santos: Divulgação/NomadRoots.
 

NOTAS RECENTES