18 Jul 2023
Conheça Pedro Pacífico, influenciador do mundo dos livros que participará da Flipelô em Salvador
“Querendo mudar isso, passei a pesquisar por dicas de leituras na internet e encontrei perfis literários nas redes sociais (até então, eu não sabia que tinham pessoas fazendo um trabalho tão legal com livros no Instagram, por exemplo). Passei a acompanhar os perfis e, em pouco tempo, percebi que eu estava lendo muito mais do que imaginava – e, melhor de tudo, estava descobrindo uma literatura muito mais diversa”, disse Pedro.
A relação de Pedro com a leitura melhorou. Por isso, ele resolveu criar o seu próprio perfil na internet para compartilhar suas experiências literárias com outros leitores. Trabalhar com redes sociais nunca foi planejado, mas deu certo. O Bookster (@book.ster), seu endereço no Instagram, conta com mais de 430 mil seguidores e é requisitado por marcas. O influenciador comanda o podcast “Daria um Livro”, onde já recebeu formadores de opinião e best-sellers, como Djamila Ribeiro, Laurentino Gomes e o baiano Itamar Vieira Junior.
Os detalhes de todo esse processo – de sucesso - estão no seu primeiro livro “Trinta segundos sem pensar no medo”, que está em pré-venda e estreia no dia 15 de agosto. Ao Alô Alô Bahia, Pedro adiantou que o leitor vai encontrar um livro muito verdadeiro, que entrelaça momentos marcantes da vida dele, como a luta contra a sua orientação sexual - em um vídeo publicado nas redes sociais durante a pandemia, ele emocionou e inspurou seguidores ao contar que é gay -, com leituras já feitas por ele.
“Coloquei muito de mim naquelas páginas e, apesar de falar de temas sensíveis, acredito que seja uma leitura leve e prazerosa. Confesso que a ideia de escrever um livro sempre me amedrontou. Li tantos livros incríveis que qualquer tentativa de escrever algo já criava algum tipo de comparação”, detalhou Pedro.
O livro de estreia de Pedro é um relato não ficcional e sai pela editora Intrínseca. A orelha da publicação é assinada pelo escritor português Valter Hugo Mãe. “O objetivo [do livro] é mostrar como a literatura teve um papel transformador na minha vida. Não dá para negar que estou nervoso com a publicação de um primeiro livro e ansioso com o feedback dos leitores. Mas além das pessoas mais próximas que já leram e gostaram, tive opiniões muito generosas de pessoas que admiro muito, como Valter Hugo Mãe e Carla Madeira. Só por esse carinho que recebi deles já valeu à pena!”, contou.
Flipelô
No dia 13 de agosto, Pedro Pacífico desembarca em Salvador para integrar uma mesa da Flipelô, Festa Literária Internacional do Pelourinho. O momento será às 14h, sendo o primeiro evento que ele vai participar desde que iniciou a pré-venda do livro “Trinta segundos sem pensar no medo”.
“Estou muito animado com essa participação. Como o evento acontece dois dias antes do lançamento oficial do meu livro, ainda não estarei oficialmente como autor. Não posso dar mais detalhes, porque ainda não foram divulgados, mas o tema da mesa será sobre produção de conteúdo literário na internet”, revelou Pedro, que já visita a Bahia desde criança.
Relação com a literatura baiana
Jorge Amado foi o primeiro nome que veio à cabeça de Pedro quando perguntamos sobre literatura baiana: “Sou fã do autor e Capitães da areia tem um lugar especial na minha estante – inclusive, ele está presente no meu livro também. João Ubaldo Ribeiro também é um nome de destaque, com vários exemplares lá em casa”.
Pedro ressaltou ainda a participação da Bahia na literatura contemporânea no Brasil: “Fiquei muito feliz com o sucesso do baiano Itamar Vieira Junior, que conquistou números de vendas que não eram vistos há décadas. Ele conseguiu furar a bolha de leitores mais experientes e atingir um público muito mais amplo, o que é uma conquista a ser muito celebrada. Li “Torto arado” e “Salvar o fogo”, dois livros impactantes e que nos contam muito da história de nosso país. E tenho certeza que nessa minha ida para Salvador, na Flipelô, vou aproveitar para conhecer novas autoras e autores baianos e já garantir novos exemplares para a minha estante”, finalizou.
* Por Kirk Moreno. Fotos: Reprodução/Instagram; Principal: Renato Parada.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.