12 Apr 2022
Conheça os advogados baianos que vêm se destacando no setor de mineração

Atuantes no setor, os advogados baianos Orlando Mota Ribeiro (@orlandomotaribeiro) e João Pedro França Teixeira (@jpfrancateixeira) estão ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional. Ambos os profissionais passaram a integrar o time da Minery (@minery.global), startup avaliada em R$ 30 milhões, fundada em 2018 pelo engenheiro de minas Eduardo Gama (@eduardogama) e pelo publicitário Raphael Jacob (@raphaeljacobmoura).
Configurada como um marketplace, a empresa viabiliza a negociação de commodities minerais em uma plataforma 100% digital, com produtos certificados pela própria empresa, caso estejam aliados a boa prática internacional. A Minery ainda presta serviços de consultoria minerária em todo o país, principalmente em casos estratégicos.
Além da startup, Orlando Mota Ribeiro e João Pedro França assessoram diretamente diversas mineradoras em seis estados brasileiros. Os advogados mantêm sua atuação quase que exclusivamente voltada para a gestão de empreendimentos minerários.
Sobre a Minery
A Minery é uma startup brasileira que tem o objetivo de facilitar e modernizar as negociações de commodities entre as micro, pequenas e médias mineradoras e os compradores. A plataforma funciona como um marketplace e, por meio da tecnologia, oferece transparência e segurança, incentivando a competitividade justa. O Certimine, certificação criada pela empresa, leva em conta diversos parâmetros com base nos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para atestar a confiabilidade das mineradoras que vendem na plataforma.
Para garantir que as empresas são sérias e idôneas, a startup criou uma certificação a partir de padrões internacionais, cuja validação é feita de forma presencial por técnicos treinados. O Certimine avalia mais de 70 parâmetros com base nos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todas as mineradoras passam por essa análise antes de serem aprovadas na plataforma, levando em conta, entre outras coisas, a legalidade da empresa, o impacto ambiental, se os trabalhadores usam equipamentos de segurança e se existe trabalho infantil ou escravo.
A Minery também oferece consultoria para as mineradoras levando em conta os ODS, a fim de que o mercado de mineração esteja cada vez mais adequado às demandas sustentáveis do planeta. O objetivo é modernizar o setor, que sempre foi visto como uma atividade prejudicial ao meio ambiente. Só é possível mudar essa visão com uma revolução e, para a Minery, revolução significa trazer sustentabilidade e segurança para as negociações de commodities, que hoje ainda são muito complicadas, especialmente para os pequenos e médios empreendedores da mineração.
Leia mais notícias na aba Notas.Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.