24 Feb 2024
Conheça José Duboc, ator de 'Renascer' que conquistou papel na novela após entregar comida na Globo
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Na antiga versão da novela, Du era apenas mencionado, mas o autor Bruno Luperi, neto do dramaturgo Benedito Ruy Barbosa — que escreveu a primeira versão —, resolveu aumentar a história do jovem, buscando um ator para dar vida ao garoto. Duboc estava no lugar certo na hora certa.
De acordo com o Gshow, o artista é de Curicica, zona oeste do Rio de Janeiro, e trabalhava como entregador para um restaurante Um dia, ele levou um pedido para Globo feito pela produtora de elenco Marcella Bergamo, que olhou o rapaz e pediu para tirar uma foto.
"Ela me botou em um canto da parede, tirou uma foto minha e disse: 'A gente vai conversando'. Os dias foram passando, quando o Matheus Lelis (produtor de elenco) me ligou. Fui correndo pra casa e li que era o convite para fazer o teste de Renascer", contou Duboc.
Marcella explicou que, depois disso, o jovem mandou uma audição em vídeo e foi cadastrado no banco de atores da TV Globo. "Apresentamos para a direção artística. O Gustavo (Fernandez) amou o teste dele e aprovou o José para o personagem Du. No dia que a gente foi dar a notícia para ele foi uma comoção geral no restaurante, as pessoas que trabalham com ele se emocionaram muito porque não esperavam", disse ao portal.
Duboc ainda contou que não tinha intenção de ser ator e que nunca tinha feito teatro, mas que agora vai seguir na carreira. "Já estou com uma agenciadora, fazendo cursos, possíveis testes. Então, já mirei nessa carreira. Vou seguir isso", disse.
Inspiração em Lázaro Ramos
Já que não existia um ator interpretando o Du na versão de 1993, José diz que a sua inspiração para construir o personagem veio de dois lados: da vida real, através de amigos, e do ator e diretor baiano Lázaro Ramos, atual intérprete do Mário Fofoca na novela "Elas por Elas".
"Tenho muitos amigos, até da minha infância, que eram da favela. Então, para mim não foi tão difícil de pegar gíria, fui pegando de cada um dos meus amigos que eu tinha relação. E fui criando também uma coisa que ouvi do Lázaro Ramos. Ele explicou em uma entrevista que, em um filme que fez, botou o personagem dele como canhoto, então, isso o ajudou muito no processo de criação. Assim, criei uma forma de andar do Du, que é uma forma 'largadão', e sempre que eu andava já conseguia imaginar o Du ali."
Com o jeito de caminhar de Du definido, coube ao ator lidar com outro desafio: "Estava tentando buscar um olhar de quem mora na rua. Um olhar de um garoto que cresceu na rua, que sofre e que tem que fazer coisas para sobreviver. Esse foi meu maior desafio."
* Publicado por N.R. Fotos: Reprodução/Globo, Globo/Lucas Teixeira e Reprodução/Instagram.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.