28 Dec 2023
Conheça decoradora baiana responsável pela cenografia do Réveillon do Copacabana Palace

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Desde então, formou-se em Design Gráfico e concluiu pós-graduação em Marketing pela PUC Rio. Agora, assina a decoração dos ambientes do hotel mais famoso do país na festa mais elegante do calendário do Copa. Início da carreira
A carreira de Eugênia na decoração começou de forma inusitada, a partir da experiência como designer de capas de discos para gravadoras no Rio de Janeiro, como a Sony Music. O primeiro grande projeto dela foi a criação do cenário para os shows do cantor Daniel Boaventura, também baiano, que se encantou com o design da capa do CD feita por ela e a escolheu para dar vida ao palco das suas apresentações.
"Ele gostou muito do booklet do CD e fomos juntos numa reunião na Sony para falar do primeiro show. E aí Daniel falou que queria que o cenário do palco ficasse exatamente igual ao design do CD. Então, foi o meu primeiro cenário grandioso. Depois, pessoas que sabiam que eu estava começando a investigar essa parte de material, cenografia, me chamaram e passaram a me convidar para fazer em loja. Nesse meio tempo, a namorada de um amigo engravidou e ele teve que casar rápido, e aí eu fiz o meu primeiro casamento", lembra. Eugênia foi, então, se destacando com versatilidade na realização de eventos sociais e de alto padrão, como casamentos, bodas, aniversários e lançamentos de marcas de moda. Convite para o Réveillon do Copacabana Palace
A oportunidade de assinar a decoração do Réveillon 2024 do Copacabana Palace surgiu do resultado da sua colaboração em eventos anteriores no famoso hotel. Ao realizar projetos como a festa de reabertura do Teatro Copacabana Palace, há dois anos, a profissional foi conquistando a confiança da equipe interna do 'Copa', que lhe deu total liberdade para criar a cenografia desta edição.
O projeto de decoração do Réveillon foi apresentado à diretoria e aprovado. As referências envolvem um conceito de paleta em branco e prata, criando um ambiente clássico e elegante como o Copa. O planejamento e execução envolve mais de 100 profissionais, com fornecedores escolhidos a dedo por ela para a montagem de mobiliário, lustres, estruturas, forrações, pratarias, velas, esculturas, mise en place, impressões em tecido e mais.


Uma das questões mais desafiadoras do processo foi conciliar a tradição do Copacabana Palace com o estilo criativo da designer de eventos. Eugênia destaca que se empenhou em imprimir o tom clássico e elegante do Copa, adicionando toques inusitados e modernos para criar um ambiente fotogênico que atenda às expectativas dos participantes, com flores gigantes, por exemplo.
"A decoração tem que ter algo inusitado porque a gente está num mundo que todo mundo quer fazer fotografia. Então, acertar essa dose de clássico, com um quê de moderno, de limpo, de clean e que todo mundo queira fotografar, é o grande lance, então, acho que eu acertei nesse conceito e eu acho que vai dar muito certo", garante.
Fotos: Divulgação e acervo pessoal | Dhani B./Reprodução Linkedin