Conheça capela brasileira dos anos 1950 que virou hospedagem

redacao@aloalobahia.com

Uma capela catalã, instalada em uma fazenda de Amparo (SP), tem todas as características de uma igreja: prédio largo, uma porta imponente e cruz no topo e uma torre. Porém, o templo, que já celebrou casamentos e vinha sendo usado como palco para encontros artísticos, foi transformado em hospedagem durante a pandemia.

J3bF0Zu.md.webp
A surpresa está logo ao entrar no salão principal. No lugar de bancos para os fiéis, está uma cama de casal. Há também um sofá e uma mesa para refeições. Na torre, um banheiro e chuveiros amplos com visão panorâmica para o campo.

 J3bFYy7.md.webp    

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Inspirada na Sant Climent de Taüll, igreja espanhola do séc XII, a capela foi construída na década de 1950 e tem salão de mais de 100m2, cama queen, TV de 50 polegadas, internet de alta velocidade, iluminação colorida e inteligente e sofá-cama. A pintura na nave do templo foi feita por Francesc Domingo Segura em 1959, pintor, desenhista e gravador catalão radicada do Brasil, com obras no Museo Nacional de Arte de Cataluña.

J3bF7vS.md.webp
A capela é uma das construções de uma propriedade, localizada no interior de São Paulo, a cerca de 100 km da capital. O local nasceu como fazenda de café no século 19 e já levou os nomes de São Bento, São Rafael e Santa Esther. Com a sugestão da esposa Bárbara, o empresário Bruno Paschoal resolveu sair do tradicional e passou a chamá-la de Fazenda Cósmica.

J3bFcu9.md.webp
O casal, que mora na Fazenda Cósmica desde 2017 com as duas filhas, reformaram a capela, sem alterar a fachada, e decoraram com móveis antigos da coleção do pai dele. A acomodação foi ganhando forma e manteve a essência. Hoje pode ser alugada por até quatro hóspedes na promessa de uma estadia bem diferente.
 
J3bFECb.md.webp
Alguns anos atrás, uma decisão da Diocese de Amparo determinou que capelas privadas, não consagradas pelo Vaticano, deixassem de celebrar casamentos. Com a impossibilidade, a igreja da fazenda acabou sendo pouco utilizada.
 
J3bFlje.md.webp
Em 2016, na tentativa de encontrar novos propósitos para o espaço, Bruno e Bárbara passaram a organizar eventos na capela. Imersões para empresas, workshops, atividades artísticas e até shows.

*Publicado por Kirk Moreno, com informações do G1 e Airbnb. Foto: Reprodução | Airbnb.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias