28 May 2023
Conheça a dupla de arquitetos que vem ganhando destaque e projeção no mercado baiano

O nome surgiu do parentesco e da vontade de dar à empresa uma designação coletiva, por acreditarem que o trabalho em arquitetura é participativo. “Sempre trabalhamos em escritórios que levam os nomes dos seus donos (o arquiteto fundador). Ao iniciarmos nossa história, queríamos trazer algo diferente para o mercado”, conta Guilherme.
Os projetos, segundo a dupla, são concebidos a partir da essência de cada cliente. No portfólio, o escritório assina institucionais, comerciais e residenciais. Atualmente, o foco está na arquitetura de interiores voltada para apartamentos e casas e na expansão da Primo para a cidade de São Paulo. Um dos projetos de destaque da dupla é o de um apartamento em Patamares, com escada helicoidal envelopada com chapa de aço, que ganhou reportagem nas revistas Casa Vogue e Casa & Jardim. Outros que conquistaram a atenção foram o apartamento de quase 300m², localizado no Corredor da Vitória, decorado com tons neutros e peças de design pontuais, como a conhecida poltrona mole de Sérgio Rodrigues, toda branca, que teve matéria na revista Claudia, e o 3 quartos no Horto Florestal repleto de obras de arte, entre fotografias e pinturas. Na série de projetos comerciais, a dupla assina o Yolo Coffee Bar - café do Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo; a reforma da unidade do Apipema da tradicional Cantina Volpi; e a repaginação da identidade espacial da loja Melinda Melinda do Salvador Shopping. “No institucional, destacamos a reforma da biblioteca do Instituto Cervantes e o empreendimento recém-concluído Amerigo Vespucci Residence, composto por 18 lojas e 40 apartamentos divididos entre lofts e quarto e sala, localizados em um terreno de aproximadamente 3500m², em Morro de São Paulo”, lista Guilherme.
Estreia na Casas Conceito
A Primo Arquitetura fará sua estreia na Casas Conceito, mostra de decoração que tem Andrea Velame à frente e que vai ocupar dois imóveis da Rua Chile, no Centro de Salvador, a partir de julho. A convite da curadoria do evento, o escritório baiano assina a “Sala de Convivência”.
“O ambiente tem aproximadamente 40m² e é composto por um estar com uma área de jantar. Foi inspirado por uma realidade de mercado, que apresenta, na maioria das vezes, esses dois espaços integrados, a sala, com formato retangular, coexiste harmonicamente as funções do estar e jantar”, explica Alexandre.
“Uma grande estante, de quase 7,50m de extensão, permeia todo o perímetro da vista principal do ambiente e esse foi nosso ponto de partida para o desenvolvimento do projeto”, revela em entrevista ao Alô Alô Bahia. “Conectados com o tema, que norteia motivo da mostra esse ano, ‘Memórias’, ao iniciarmos nossos desenhos, nos perguntamos, onde ‘guardamos’ nossas memórias dentro de casa!? E a resposta veio, na ‘estante’”, diz.
Dentre outras funções que esse elemento da arquitetura de interiores cumpre nas casas, para a dupla a principal delas é expor as “memórias”, que serão contadas através dos objetos, fotografias, obras de arte e outros itens que comporão a decoração do ambiente.
“É uma característica da nossa linguagem projetual, no início de qualquer processo, entender a história do cliente, o que ele tem guardado, ou o que ele coleciona, tudo que some, e possa dar um valor único ao projeto, a gente busca conhecer e vamos levar este conceito para nosso espaço na Casas Conceito”, revela Guilherme. Com um traço limpo atemporal, característico do escritório, a estante, que tem os elementos de divisória dispostos na diagonal, se inicia no estar, e chega até o jantar.
O projeto também se destaca por outros elementos, como uma grande parede com cobogós de vidro, que será retro iluminada na cor âmbar, conferindo ao ambiente uma luminosidade característica do pôr do sol; móveis e objetos decorativos de designers brasileiros, que mesclam elementos característicos sempre presentes nos projetos da Primo: couro, madeira, ferro e o alumínio - elemento que esteve em alta na última edição da feira de arquitetura e design de milão Salone del Mobile, visitado pelais sócios.
“Já para as obras de arte, pincelamos diferentes técnicas e artistas, tanto na já mencionada estante, quanto em uma Wall Gallery, que criamos ao lado do jantar, na parede oposta à de cobogós de vidro”, conta o arquiteto, que, ao lado do sócio, comemora a presença na Casas Conceito. “É um prazer fazer parte de uma mostra que está inserida no centro histórico da nossa cidade, ainda mais na primeira rua do Brasil, um entorno repleto de memórias que compõe a história da primeira capital do nosso país”.
Casas Conceito
A Casas Conceito chega, em 2023, a sua quinta edição. Este ano, o projeto foi ampliado com a chegada do Conceito Hotel, ambos na Rua Chile. A mostra tradicional será inaugurada em 31 de julho, com abertura ao público no dia seguinte, funcionando de terça a domingo, das 15h às 21h, e seguindo até 1 de outubro.
Com um intervalo de 8 dias, a segunda mostra, Conceito Hotel, será lançada. “Dia 9 de outubro foi a data escolhida para apresentar ao público um novo hotel da cidade, com apenas 12 suítes, todas presidenciais, e com uma vista espetacular da Baía de Todos-os-Santos”, explica Andrea Velame.
Conheça projetos da Primo Arquitetura: Fotos:
@renato.reboucas, @atofilmes.
Divulgação / Gabriela Daltro.