Conheça a brasileira que está prestes a se tornar a ‘primeira-dama’ do Reino Unido

redacao@aloalobahia.com

O anúncio da queda do premiê britânico Boris Johnson, que renunciou ao posto na manhã desta quinta-feira (7), após dias de pressão para que deixasse o cargo, pode representar a chegada de uma brasileira à posição de ‘primeira-dama’ do Reino Unido, ao menos interinamente.

Isso aconteceria caso o premiê deixe o cargo imediatamente – Johnson disse que só deixará o posto quando o Partido Conservador escolher um novo líder, mas há pressões para que isso ocorra ainda nesta quinta. Quem pode assumir no seu lugar é o atual vice-primeiro-ministro, Dominic Raab, de 48 anos, que é casado com a brasileira Erika Raab, nascida Erika Rey. Os dois se conheceram há 20 anos.

O Reino Unido não tem uma posição para a esposa do mandatário, de modo que, se Raab chegar a ser primeiro-ministro, Erika não se torna ‘primeira-dama’ oficialmente, mas apenas de maneira simbólica.

Os premiês britânicos vivem com a família na residência oficial, em Downing Street, número 10, em Londres. O endereço é também o escritório oficial do premiê.

Paixão de Copa do Mundo
Segundo a revista Exame, Dominic Raab e Erika Rey se conheceram em uma festa, quando ela estudava Marketing em Londres. A primeira interação foi em 2002, segundo Erika, logo após o Brasil eliminar a Inglaterra na Copa do Mundo daquele ano. O time de Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho superou o time de David Beckham por 2x1, nas quartas-de-final da Copa Japão-Coreia do Sul, vencida pelo Brasil.

A eliminação virou assunto entre eles, e Erika contou ao jornal britânico The Times que Raab chegou a perguntar se ela era da Argentina na primeira interação. “Ele, na verdade, cometeu um grande erro”, disse ela em 2019. “Era a semana depois de o Brasil ter eliminado a Inglaterra da Copa do Mundo, e ele perguntou se eu era da Argentina. Se você é do Brasil, isso é ruim”, brincou.

Mais tarde, Erika precisou se mudar por um ano para trabalhar em Madrid, na Espanha, e os dois mantiveram o relacionamento a distância. Raab a pediu em casamento depois, em 2004, embora a data oficial da cerimônia seja desconhecida.

Funcionária do Google
O casal tem dois filhos, Peter e Joshua, que também falam português. Até 2020, Erika trabalhou como executiva de Marketing para o Google.

Além de vicê-premiê, Dominic Raab é atualmente secretário de Justiça no governo Boris Johnson. Como vice, Raab chegou a substituir brevemente Boris Johnson quando o premiê ficou internado com Covid-19, em 2020.

A revista britânica Tatler recentemente descreveu a brasileira em uma matéria sobre esposas de parlamentares, afirmando que Erika traz “um glamour muito necessário para os salões monótonos de Westminster”, e abraça o trabalho de esposa de um parlamentar “com entusiasmo”.

As poucas declarações que a brasileira deu foram exatamente durante uma das campanhas mais importantes do marido, na disputa para liderança do Partido Conservador (que terminou vencida por Boris Johnson), em 2019. Raab concorreu na ocasião, mas ficou somente em sexto, e depois veio a apoiar Johnson.

Durante o referendo do Brexit, que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, Raab foi favorável ao divórcio com o bloco europeu. Na ocasião, chegou a citar o fato de ter “uma esposa brasileira”, além de um pai refugiado da República Tcheca.

“Eu acho que você pode ser orgulhosamente europeu mas não querer ser parte do clube político”, disse, em favor do Brexit. 

Ele também afirmou, em outra ocasião, que imigrantes da União Europeia eram tratados de forma diferenciada e que havia uma “discriminação” com outros imigrantes qualificados. “E eu digo isso como alguém que tem uma esposa brasileira”. O Reino Unido terminou deixando a UE oficialmente em 2020, após o referendo em 2016.

No governo da ex-premiê Theresa May, também do Partido Conservador, Dominic chegou a ser o responsável por organizar o Brexit, mas renunciaria meses depois por discordâncias com o acordo costurado por May. As informações são da revista Exame.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias