Conceição Evaristo é eleita imortal da Academia Mineira de Letras

redacao@aloalobahia.com

A Academia Mineira de Letras anunciou, na quinta-feira (15) o nome da mais nova imortal da casa: Conceição Evaristo. A escritora, que tem no currículo obras como Ponciá Vicêncio, Olhos d'água e Insubmissas lágrimas de mulheres vai ocupar a cadeira de nº 40, que teve como patrono Visconde de Caeté e, como última sucessora Maria José de Queiroz, que morreu em novembro de 2023.

Evaristo disputou a vaga com outros cinco autores, e foi eleita com 30 votos entre os 34 votantes, segundo a instituição. Um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea, Conceição Evaristo joga luz à perspectiva da mulher negra em um processo que ela chama "escrevivência". A belo-horizontina nascida na favela de Pindura Saia, em 1946, teve livros traduzidos para o espanhol, inglês, árabe, francês, italiano e eslovaco.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
 
Sobre a mais nova imortal da Academia, o presidente da AML, Jacyntho Lins Brandão, disse: "A chegada de Conceição Evaristo à Academia Mineira de Letras, a par do reconhecimento de sua trajetória como professora, romancista e poeta, com justiça celebrada no Brasil e no exterior, tem também o sentido de impregnar esta casa com suas qualidades e história de vida".

* Por Antonio Dilson Neto | Reprodução: Redes sociais

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.




NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias