Comissão aprova exigência de alerta em rótulos de remédios que afetam funções cognitivas, como ansiolíticos

redacao@aloalobahia.com

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (19), um projeto de lei que obriga a inclusão de alerta nos rótulos dos medicamentos que podem comprometer os reflexos ou funções cognitivas das pessoas, como ansiolíticos e remédios para náuseas e vômitos. Hoje, essa informação só existe nas bulas.

A proposta aprovada exige ainda alerta específico nos rótulos dos fármacos que afetam a capacidade para conduzir veículos ou operar máquinas e equipamentos. As medidas são inseridas na lei que trata da vigilância sanitária sobre produtos farmacêuticos (Lei 6.360/76).

“Os rótulos dos medicamentos são o alvo principal de contato dos usuários de medicamentos. Nem todos têm o hábito de ler a bula”, justificou o deputado Dr. Zacharias Calil. Com a mudança, ele espera reduzir o número de acidentes causados pelos efeitos secundários dos fármacos.

O projeto principal (PL 4306/16) é do ex-deputado Ronaldo Nogueira (RS) e foi relatado pelo deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), que apresentou um substitutivo reunindo a proposta e o PL 9682/18. 
Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). As informações são da Agência Câmara de Notícias.


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Agência Senado

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias