Começou: programação de Natal de Salvador tem 50 milhões de microlâmpadas e maior túnel cenográfico do país

redacao@aloalobahia.com

Quem circulou no Centro Histórico, no fim da tarde dessa quarta-feira (6), não passou despercebido diante da magia da decoração natalina. Por volta das 18h30, o prefeito Bruno Reis acendeu a iluminação especial da região, que foi transformada em cenário da programação do Natal de Salvador. Da Rua Chile ao Cruzeiro de São Francisco o público vai se deparar com mais de 50 milhões de microlâmpadas que compõe a decoração natalina e poderá ser vista até o dia 6 de janeiro, todos os dias, das 17h às 22h. A vice-prefeita, Ana Paula Matos, o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, do titular da Diretoria de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, representantes da Coca-Cola, que é parceira da Prefeitura na programação natalina, entre outras autoridades municipais estiveram presentes.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

A cidade recebeu o maior túnel cenográfico do país, com 400 metros de extensão de luz e sonorização entre a Rua Chile e a Praça da Sé. Todo o túnel conta com cortinas e colunas de pisca-piscas, com luzes em RGB, que apresentam formas e cores que acompanham as músicas natalinas. O circuito ainda está tendo projeções mapeadas no Palácio dos Esportes, no Palácio Rio Branco e na Igreja de São Francisco, além da Vila Natalina na Praça da Sé, aproveitando os comerciantes que já atuam no Centro Histórico.
JIMv5cQ.md.jpg
Na fonte luminosa da Praça da Sé, é possível apreciar a beleza da árvore de Natal em LED de 21 metros de altura, aliando tecnologia e encantamento com a projeção de conteúdos animados natalinos. Já no Terreiro de Jesus, foi instalada a Casa do Papai Noel, no prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).  Com o tema Salvador Brilha com Você, a festa de Natal conta com o patrocínio da Coca-Cola.

Após o acendimento das luzes, o prefeito acompanhou a missa campal realizada no palco principal da festa, na Praça Municipal, pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Lázaro Muniz. Centenas de pessoas acompanharam a solenidade e o desejo do padre por um mundo melhor, mais fraterno e igualitário durante a celebração do ato litúrgico.
Bruno Reis ressaltou que a prefeitura planejou uma programação marcante no Centro Histórico para convidar os cidadãos soteropolitanos e milhares de visitantes para conhecer as transformações que a gestão municipal está fazendo na região e anunciou que no próximo ano o percurso será ainda maior, com início no Campo Grande, seguindo pela Avenida Sete e finalizando no Pelourinho.

“Esse Natal vai entrar para a história. Nós colocamos aqui mais de 50 milhões de microlâmpadas, temos projeções mapeadas, um corredor de luz que vem lá do Palácio dos Esportes e vai até o Terreiro de Jesus. Temos Casa do Papai Noel, árvore em LED, presépios. Teremos grandes apresentações, seja de grupos teatrais, musicais ou de orquestras. E teremos, pela primeira vez, uma parada de Natal, com o que há de melhor das características do povo soteropolitano”, afirmou.
JIMUXlj.md.jpg
O prefeito pontuou ainda que o Natal vai beneficiar a população economicamente: “Todas essas ações e investimentos vão levar não só ao melhor, mas também ao maior Natal de todo o Brasil. O Natal de Salvador vai se consolidar como um dos principais eventos do nosso calendário, que vai ajudar a atrair milhares de visitantes para dinamizar ainda mais a nossa economia. Cumprindo também um objetivo social, que é a geração de renda”, disse.
 
Ângelo Magalhães reafirmou a aposta do prefeito de que esse será o melhor Natal de todos os tempos. “Este ano, estamos trazendo muitas novidades, como o primeiro circuito natalino na Rua Chile, Praça da Sé e Terreiro de Jesus. O nosso desafio é fazer um Natal para as famílias, com muita segurança para que o soteropolitano possa contemplar esse lugar mágico, que é o Centro Histórico de Salvador”, contou.
 
O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, ressaltou a diversidade da programação do Natal de Salvador. “O Centro Histórico se consolida como ponto de encontro da cidade, em todos os momentos da vida da cidade. É uma iluminação muito especial, como nunca foi vista aqui. É uma área enorme, temos um dos maiores centros históricos do mundo. E não é só iluminação. Nós temos iluminação, temos video mapping, artistas espalhados por todo o Centro Histórico, música nas fachadas. Vamos ter os shows aqui todo o final de semana, com atrações feitas especialmente para esse dia em Salvador”, disse.
JIMvfcl.md.jpg
Programação

A programação musical terá apresentações gratuitas no palco da Praça Municipal, sempre às 20h. Nesta quarta-feira (6), se apresenta a Orquestra Afrosinfônica, com regência do maestro Ubiratan Marques. “Esses são os verdadeiros presentes: as mensagens de amor. Muita gente que vai passar por aqui vai levar essa mensagem de amor, até porque elas já vêm com esse espírito de amor e a Bahia para mim é isso: é amor”, opinou o maestro Ubiratan Marques pouco antes de sua apresentação.

No próximo sábado (9), se apresenta o tenor brasileiro Thiago Arancam. No domingo (10), o público vai poder apreciar as vozes marcantes do grupo Fat Family. No dia 16, Simone leva todo o seu brilho ao palco. No domingo (17), é a vez de Mateus Aleluia. E no dia 23, Carlinhos Brown faz o show Especial de Natal.

Além da apresentação do palco principal, o Palco da Anunciação, montado no Cruzeiro de São Francisco, receberá de 18 a 23 de dezembro corais e orquestras, enquanto o Palco da Esperança, no adro da Igreja São Pedro dos Clérigos, receberá de 11 a 15 de dezembro corais infantis com estudantes de escolas municipais.
 
Para complementar a programação, de 8 a 16 de dezembro, sempre às 18h30, as sacadas do Cruzeiro de São Francisco, do Terreiro de Jesus e da Casa do Olodum receberão corais ligados a projetos sociais de Salvador, integrando o projeto Sacadas Musicais.

Veja fotos: 
JIMvrl4.md.jpg
Cortejo inédito

Uma ação inédita do Natal da capital será o desfile “As Folias de Papai Noel – Grande Cortejo”, que ganhará as ruas do Centro Histórico de Salvador, com percurso da Rua Chile ao Terreiro de Jesus, nos dias 6, 9 e 10 de dezembro, a partir das 18h30, passando com toda a sua diversidade e beleza pelo grande túnel cenográfico. Cerca de 750 artistas de variadas linguagens participarão do desfile, que, dividido em alas temáticas, mistura as tradicionais comemorações natalinas com as manifestações culturais baianas.
 
Outras 22 avenidas de Salvador também receberão a iluminação especial de Natal, assim como 14 praças e largos, entre eles o Campo Grande. As praças João Martins (Paripe), João Paulo II (Fazenda Grande II) e Praça ACM (São Caetano) terão, além da iluminação especial, uma Casa do Papai Noel para as crianças.
JIMvsO7.md.jpg
JIMUNRV.md.jpg
JIMgVII.md.jpg
JIMgWXt.md.jpg
JIMgjBn.md.jpg
JIMrtFs.md.jpg
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fotos: Divulgação e Betto Jr. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES