6 Oct 2023
Com visitação gratuita, exposição fotográfica celebra a ancestralidade no Centro Histórico de Salvador
Reunindo 22 obras de 12 fotógrafos, entre eles Luiz Bhering, Tiago Queiroz, Lu Brito, Alex Dantas e Mário Edson, a exposição expressa a herança dos antepassados que ainda se encontram presentes atualmente em comunidades, rodas de candomblé, samba, conversas e rimas. Segundo Mário Edson, idealizador e curador da mostra, um grande diferencial da apresentação é a pluralidade de olhares dos artistas participantes.
“Lembrar dos costumes dos nossos antepassados é honrar os mesmos, reconhecendo sua sabedoria e força. Ancestralidade é fonte de pertencimento que tece o chão, o lugar, espaço-território regido pelo tempo da natureza, tempo do aprender, do experienciar, amadurecer, encantar-se e aqui pudemos reunir diversos olhares em volta disso e juntar todas essas histórias”, conta o artista.
Escolhido como homenageado da exposição, o fotógrafo mineiro Renato Soares pesquisou mais de 90 etnias ao longo dos seus 30 anos de expedições Brasil afora e desenvolveu o projeto “Ameríndios do Brasil”, que tem a missão de documentar todas as populações indígenas do país.
Serviço:
Mostra 'Ancestralidade: olhares sobre a humanidade' no ME Ateliê de Fotografia
Data: de 20 de outubro a 26 de novembro;
Local: ME Ateliê de Fotografia, no Santo Antônio Além do Carmo;
Visitação: às sextas-feiras, das 17h às 19h, e aos sábados e domingos, das 16h às 19h;
Entrada gratuita.
* Por Luana Veiga. Foto: Alex Dantas.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.