Com presença de Alckmin, pedra fundamental das fábricas da BYD em Camaçari será lançada nesta segunda

redacao@aloalobahia.com

A pedra fundamental das fábricas da BYD em Camaçari será lançada em solenidade nesta segunda-feira (9), pela manhã. O evento contará com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, representando o governo federal. A cerimônia será conduzida pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e a CEO BYD Américas, Stella Li.

Considerado um marco importante para a indústria automobilística brasileira, o evento concretiza a chegada da gigante chinesa que prevê um investimento de R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas na Bahia, com geração de mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. As unidades irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato.

A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025, com capacidade estimada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação. O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais.  Também vai instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento com objetivo de tornar a região no Vale do Silício brasileiro. Um dos principais objetivos será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.  

Por Matheus Simoni. Foto: Divulgação. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias