Com Jean Wyllys no elenco, filme sobre pessoas LGBTQIA+ no desfile do 2 de julho será exibido na UFBA

redacao@aloalobahia.com

Em alusão aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, o Cineclube Nanook exibirá, no próximo dia 6 de julho, às 17h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/Ufba), o documentário "Balizando 2 de Julho". O filme conta com o ativista Jean Wyllys no elenco e foi roteirizado e dirigido por Fabíola Aquino e Márcio Lima. O evento é gratuito e também será transmitido pela internet.

O documentário mostra a participação da comunidade LGBTQIA+ e a trajetória de duas personagens: Diana Souza, uma baliza trans, e Gabriel Villas Boas, um balizador gay, durante o Desfile do 2 de Julho de 2019, dia em que se celebra a Independência do Brasil na Bahia.

As imagens revelam toda a diversidade que envolve a preparação para o evento, com as bandas de fanfarra, que trazem a figura da "baliza", escolha do figurino, montagem da coreografia e a relação com o público que prestigia o desfile no "Beco do Rosário", na Avenida Sete de setembro, em Salvador.

O desfile em comemoração ao 2 de Julho é um espaço de resistência e de protesto contra dilemas sociais e políticos contemporâneos. É assim que, em meio aos ensaios, figurinos, coreografias, as personagens também deixam revelar uma realidade ainda permeada por preconceito e obstáculos como a difícil relação com o mercado de trabalho, a aceitação da orientação sexual e identidade de gênero e a relação com familiares e comunidade.

Após a exibição do curta, o público poderá participar do bate-papo sobre o tema do ciclo de modo presencial ou remoto, pelo chat do Canal do LAF. O ingresso é gratuito, mas é recomendável o preenchimento de um formulário online se houver interesse em receber o Informativo da sessão com mais informações, bem como adquirir o certificado de participação no evento e concorrer ao sorteio da camiseta do Cineclube Nanook.

A conversa será realizada com a participação da cineasta, jornalista, produtora cultural e diretora do documentário Fabíola Aquino, e do museólogo, gestor cultural e cientista social Vinícius Zacarias. A mediação ficará por conta do jornalista Bruno Leite, que é mestrando pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e membro do Laboratório de Análise Fílmica (LAF).

Serviço:
Cineclube Nanook – Sessão Balizando 2 de Julho
Quando: quinta-feira (6), às 17h
Local: Auditório da Facom/Ufba, com transmissão do debate pela internet
Quanto: Gratuito

* Por Hilza Cordeiro. Foto: Divulgação/Clube Nanook.


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias