Com investimento de mais de R$ 14 milhões, edital Ouro Negro abre inscrições; saiba mais

redacao@aloalobahia.com

As inscrições para o edital Ouro Negro, que concede apoio financeiro às entidades de matrizes africanas como blocos afro, afoxés, samba, reggae e blocos de indígenas, para a realização dos seus desfiles carnavalescos, estão abertas até o próximo dia 30 de novembro e podem ser realizadas através do site www.cultura.ba.gov.br. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, nesta quinta-feira (19), no Espaço Xisto, em Salvador. 

Através de uma parceria entre a Secult-BA e a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, o Programa contará com R$ 14,7 milhões em recursos, quase o dobro do ano passado e o maior investimento da sua história.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Ao todo, mais de 170 propostas serão contempladas, sendo admitidos até um projeto por proponente para cada Festa Popular, indicando a faixa de apoio requerida. Além dos desfiles do Carnaval em diversas cidades da Bahia, as instituições também poderão se inscrever para participarem da Micareta de Feira de Santana, da Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã e da Lavagem de Santo Amaro, em 2024.

Desta vez, as entidades interessadas em desfilar no Carnaval de Salvador também poderão se inscrever para participar dos circuitos Orlando Tapajós, Sérgio Bezerra, Batatinha, Riachão, Mestre Bimba e Mãe Hilda Jitolú, além dos tradicionais Dodô e Osmar.

Para o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a ampliação do Programa demonstra o reconhecimento do Governo do Estado sobre a importância da valorização das entidades de matrizes africanas para a cultura baiana. “São 50 anos do surgimento dos blocos afros na Bahia e a força dessas entidades está nas festas populares, no Carnaval, mas principalmente no trabalho realizado durante todo o ano nas suas comunidades e terreiros”, afirma.

* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação/GOVBA.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias