Com discurso do Papa Francisco, COP28 será a primeira com a participação de um Pontífice

redacao@aloalobahia.com

O Papa Francisco, que foi diagnosticado com inflamação pulmonar e teve parte da sua agenda cancelada para tratar da doença, entrará para a história como o primeiro Pontífice a participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. 

Durante o seu discurso, que está marcado para este sábado (2), em Dubai, o líder religioso deve enfatizar a importância de que os países reduzam drasticamente as emissões de gases do efeito estufa, destacando que a população vulnerável é a que paga o preço mais alto pelo aquecimento global. Além disso, Francisco avalia que a COP28 pode representar "uma mudança de rumo" se os países se comprometerem a trocar o uso de combustíveis fósseis por fontes de energia limpa.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

De acordo com Tebaldo Vinciguerra, responsável por questões ambientais no Vaticano, o financiamento do chamado fundo de perdas e danos para ajudar os países vulneráveis a enfrentarem os impactos da mudança climática será tratada como questão central pelo líder da Igreja Católica durante o evento.

A COP28 contará ainda com a inauguração de um pavilhão interconfessional que será, onde serão celebrados encontros entre figuras religiosas, cientistas e dirigentes políticos. O Papa também manterá reuniões bilaterais privadas para tratar das tensões no Oriente Médio envolvendo a guerra na Ucrânia.



* Por Marcele Neves. Foto: Alberto Pizzoli / AFP.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias