Com destaque para o segundo semestre, Salvador registra crescimento na ocupação hoteleira em 2023

redacao@aloalobahia.com

A hotelaria de Salvador fechou o ano de 2023 com uma ocupação média de 61,19%, resultado bem acima do observado em 2022 (57,18%), e no mesmo patamar do período pré-pandemia, em 2019. O bom desempenho foi observado especialmente no segundo semestre do ano, período no qual a ocupação foi de 64,81%, superando as taxas do mesmo período na pré-pandemia. A diária média ficou em R$ 543,22, também representando um crescimento expressivo se comparado ao ano anterior e ao período pré-pandemia.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp


De acordo com os dados da Agência Nacional de Aviação Civil, o número de passageiros internacionais no aeroporto de Salvador teve um crescimento de 59% entre janeiro e novembro de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior; e o número de passageiros domésticos cresceu 9,9% no mesmo período, o que representa um avanço significativo e decorrente do progressivo aumento da oferta de voos, apesar do alto preço das passagens aéreas.

O setor de eventos e turismo corporativo tiveram um papel importante no desempenho do turismo e hotelaria, especialmente no segundo semestre. Somente no Centro de Convenções Salvador, foram realizados 150 eventos, que atraíram cerca de 400 mil visitantes à capital baiana em 2023.

Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - seção Bahia, Wilson Spagnol avalia que as perspectivas para esta temporada de Verão e para o próximo ano são positivas. "Acredito que a força do produto turístico Bahia, com suas 13 regiões turísticas, seus mais de 1.100 kms de praias paradisíacas, riquíssima cultura, gastronomia variada e equipamentos hoteleiros de primeira qualidade, continuam sendo um grande apelo na preferência dos turistas, que combinado com um momento de aumento da confiança dos consumidores, deve levar a um aumento na demanda por viagens, incluindo viagens para a Bahia", destaca.


* Por Luana Veiga. Foto: @fernandoantoniofotos.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias