13 Sep 2023
Cine Glauber Rocha recebe diretora Fabíola Aquino para papo sobre telefilme

O telefilme documentário "Diário da Primavera" chegou ao público pelo Cinebrasil TV no último dia 9 e tem filmagens na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. A obra, que mescla autobiografia com documentário, discute e informa criticamente sobre as questões do corpo vinculadas a preconceitos, estética e obesidade, assuntos tão presentes no mundo contemporâneo. A ideia surgiu na primavera de 2012 e seguiu uma jornada de onze anos até a primavera de 2023, momento de sua estreia.

Diário da Primavera teve início com o impulso da cineasta Fabíola Aquino de transformar a sua principal preocupação na coisa que mais gosta de fazer: contar boas histórias. Lidar com o tema da obesidade através da produção audiovisual foi a principal motivação para a criação deste projeto. “Tudo começou quando revelei ao diretor de fotografia, Rodrigo Chagas Daltro, que iria fazer uma cirurgia bariátrica e ele propôs documentar o processo, o que logo desconsiderei e não vi propósito e nem meios de viabilizar; mas, eis que estava enganada, revi meus preconceitos e cá estamos”, afirma entusiasmada, a diretora /personagem.
O documentário entrelaça as histórias de vida de personagens como a produtora cultural e modelo plus size, Amanda Souza; a jornalista e ativista gorda, Naiana Ribeiro; a influencer e publicitária, Ju Rangel; a professora de educação física e Miss Exuberante Plus Size Sênior Bahia, Telma Teodora; a modelo e ativista body positive, Isabella Trad; a influenciadora e dançarina de Pole Dance, Drea Costa; a atriz Nilce Costomski; a empresária da moda e modelo plus size Carla Manso; a cantora e multiartista Anná; a consultora de imagem e moda, Kika Maia; entre outras. A diretora, roteirista e produtora executiva Fabíola Aquino é personagem no filme e, junto com sua família (Neide Aquino, mãe, Deusdeth Coelho, pai), apresentam e guiam os espectadores pelos temas abordados.
A narrativa promove a reflexão sobre quais são as estratégias para lidar com o controle social dos corpos, uma vez que o preconceito se confunde com discursos sobre saúde. A obra tem como conteúdos transversais os diferentes temas que se relacionam com a obesidade - representações de corpo, gordofobia, psicologia, sociedade, preconceito, alimentação e poder econômico.
Consciente da complexidade do projeto, Fabíola convidou o diretor Juliano de Paula Santos para ser co-diretor do filme. Natural de Curitiba(PR), sócio da Frame 22, é diretor de “Mundo Melhor”, série documental com 3 temporadas e um Telefilme em parceria com o Canal Futura e UOL. “Acredito que o conteúdo tem o poder de construir pontes e transformar realidades e esse filme veio para isso”, comenta Juliano.
Na montagem do longa, uma parceira recorrente na filmografia de Fabíola, a experiente editora Claudia Chávez é a responsável por essa imersão delicada na intimidade de mulheres inspiradoras. Ao seu lado, a direção de arte é da Motora, empresa liderada por um time feminino que criou animações com colagens que percorrem todo o documentário, lhe dando leveza e dinamismo.
Diário da Primavera é o primeiro longametragem da Obá Cacauê Produções, obra financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual(FSA), BRDE e ANCINE, licenciado pelo canal a cabo, CinebrasilTV. O documentorio baiano é o filme do mês no CinebrasilTV e para assistir o público deve localizar o numero do canal na sua operadora no https://cinebrasil.tv/ indicando o Estado, para ver a lista dos canais em sua cidade. Em Salvador, o público pode acompanhar o CinebrasilTV no Itnet, canal 36 e no SIM TV, canal 100.

*Por N.R. Fotos: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.