24 Apr 2023
Chico Buarque receberá Prêmio Camões negado por Bolsonaro nesta segunda (24)

O então presidente Jair Bolsonaro se recusou a cumprir o rito que o Camões exige e não reconheceu o mérito de Chico ao não assinar um documento. À época, o ex-mandatário afirmou que entregaria o prêmio ao cantor "até 31 de dezembro de 2026", referindo-se a um possível segundo mandato. Chico Buarque chegou a responder em suas redes sociais que "a não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões".
A entrega do prêmio será às 16h (12h no Brasil), no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre agenda no país, acompanhado de ministros como Margareth Menezes.
"Essa entrega é simbólica porque representa a vitória da democracia. Chico Buarque é um artista de uma envergadura tremenda, pela história, por tudo que já produziu, tanto na música, quanto na literatura. Ser testemunha, participar enquanto ministra desse momento depois de sofrermos uma tentativa de golpe recente no Brasil e do desmonte da cultura nesses últimos quatro anos, é motivo de festa", afirmou a também cantora.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Leo Aversa.