22 Jan 2024
Cerca de 1,5 mil crianças poderão treinar futebol de graça em campos adotados pelo Bahia
A iniciativa, que visa estimular o desenvolvimento esportivo enquanto o Bahia pode descobrir e formar novos talentos, integra o Programa Salvador Social Clube, que oferta incentivo fiscal em contrapartida aos clubes sociais, recreativos, de regatas e desportivos que aderirem à parceria.
O lançamento do projeto aconteceu nesta segunda-feira (22), com a presença do prefeito Bruno Reis e de representantes do Bahia em dois dos 11 campos, no Candeal e no Vale das Pedrinhas. "Serão quase 1,5 mil crianças atendidas diariamente neste projeto. Eu tenho certeza que vocês vão ajudar a mudar o presente e futuro dessa garotada. No ano passado, a Prefeitura lançou o maior programa de esportes da história da cidade: o Bolsa Atleta. É impressionante a capacidade do esporte de influenciar decisivamente na vida das pessoas", destacou Reis.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Segundo ele, foram investidos pela gestão municipal quase R$13 milhões na implantação dos campos que passam agora a ser administrados pelo time baiano. Um dos campos, o do Candeal, foi, inclusive, o primeiro campo público de grama sintética da cidade. Atualmente, são 33 deles, número que chegará a 100 até o final do ano.
"O Candeal é uma grande família, como o Bahia. Não à toa, agora o nosso prefeito é um candealense. Ele demonstrou a sua capacidade de liderança em fazer o que a nossa cidade mais precisa, que é dar continuidade ao que somos enquanto tradição", destacou Carlinhos Brown, o "Cacique do Candeal", que marcou presença no lançamento.
Os próximos campos onde o projeto será implementado será no Campo da Pronaica (Cajazeiras), Campo do CIE - Centro Integrado de Esportes (Itapuã), Campo do Arvoredo (Tancredo Neves), Campo do Jaqueirão (São Marcos), Campo do Mirandão (Nova Brasília de Valéria) e Campo de Paripe (Paripe). Os demais locais ainda serão definidos. A ideia é que haja um campo por região de cada Prefeitura-Bairro.
As atividades serão lideradas por membros de cada comunidade contratados pelo Bahia, sendo dois monitores e um estagiário em cada um. O clube fornecerá ainda todo o equipamento necessário para os treinamentos, além de realizar a limpeza e conservação dos campos.
"Trata-se de mais uma medida da gestão municipal em parceria com grandes clubes, de forma a promover o esporte e o lazer como ferramentas cruciais para inclusão social e o desenvolvimento das comunidades mais vulneráveis, bem como fomentar a descoberta e a formação de novos atletas. Isso demonstra a compreensão da importância dessas políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que mais precisam", destacou Júnior Magalhães, titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Para participar do projeto, será obrigatório comprovar a frequência escolar e estar com a vacinação em dia.
* Por José Mion. Fotos: Betto Jr./ Secom.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.