Celebrando 35 anos, Centro Técnico do Teatro Castro Alves promove novas oficinas formativas em agosto

redacao@aloalobahia.com

Dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves​ completou 35 anos de fundação em julho e segue com sua programação de oficinas formativas durante o mês de agosto.

No próximo dia 9, a partir das 14h, Saraí Reis ministra a Oficina de Iniciação à Moda Africana. Já no dia 22, no mesmo horário, Luiz Santana conduz a Oficina de Tingimento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.tca.ba.gov.br.

Além de dar suporte às montagens e projetos realizados no Complexo do TCA, bem como pelo Balé Teatro Castro Alves e Orquestra Sinfônica da Bahia, o Centro Técnico fomenta o campo das artes com serviços prestados à comunidade. 


Oficina de Iniciação à Moda Africana 

Com base em suas próprias memórias e experiências, Saraí Reis compartilha como seu olhar foi moldado pela escassez de peças, e como esse fato enriquece os sentidos de sua ancestralidade. O objetivo é proporcionar um primeiro contato com a visualidade afro-brasileira, incentivando a criatividade e o pensamento crítico sobre a moda afro. Através da modelagem, moulages e customizações em peças pessoais, os participantes terão a oportunidade de expressar sua própria visão da moda africana, com respeito à sua riqueza cultural e histórica. Para isso, é necessário que os inscritos levem uma peça de roupa básica lisa e de cor neutra no dia de aula.


Oficina de Tingimento

Para ensinar técnicas criativas de tingimento têxtil, Luiz Santana compartilhará com os participantes seu vasto conhecimento sobre métodos clássicos com pigmentos sintéticos convencionais e com substâncias orgânicas não convencionais, facilmente acessíveis. O objetivo é proporcionar uma experiência enriquecedora e prática, explorando tanto os métodos tradicionais quanto as possibilidades dos materiais naturais, para expressar criatividade e produzir peças únicas e autênticas por meio do tingimento.





* Por Luana Veiga. Foto: @myphantomtoy.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias