Casarão que abrigava Sartre da Graça é demolido e terreno deve ganhar edifício residencial

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O casarão que abrigava o colégio Sartre, na Graça, foi demolido neste fim de semana, assustando moradores, passantes e valorizadores do patrimônio local. Segundo informações obtidas pelo Alô Alô Bahia, o terreno abrigará um empreendimento com mais de 100 unidades residenciais de quarto e sala.
 
EQtget.md.jpg
Construído entre 1912 e 1920, após a casa do Comendador Bernardo Martins Catharino (Palacete das Artes), o casarão se destacava pela primazia dos adornos decorativos internos, como piso em parquet, lustres em cristal francês, escadarias em madeira e todos os cômodos decorados com papéis de parede e pinturas e murais.
 
“Ela já nasceu em destaque, em posição de esquina, com três pavimentos, feita por um italiano. Uma casa que seguia os ideais de modernidade, do ecletismo vigente naquele período, mostrando todos os elementos de status dessas elites econômicas da cidade”, nos contou o historiador Rafael Dantas. “Optaram pela demolição da casa. Era uma referência do ecletismo que, infelizmente, vem abaixo”, lamentou.

Confira postagem no Instagram: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Leia mais notícias na aba Notas
 
Fotos: Jorge Santori/Toda Bahia. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.
 

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias