15 May 2023
Casamentos homoafetivos completam 10 anos no Brasil e números quadriplicam

De lá para cá, o número de casamentos entre homo ou bissexuais brasileiros quadruplicou. Em 2013, primeiro ano de obrigatoriedade nacional, ocorreram 3.700 celebrações. Já em 2022, foram 12.987. O levantamento é da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, que responde pelos cartórios.
No entanto, a proporção ainda é pequena. No último ano, foram registrados mais de 5 milhões de casamentos no país. Os homoafetivos representaram 0,02%.
Antes de o CNJ publicar a resolução e padronizar a atuação das unidades registrais no país em solicitações de conjúgio homoafetivo, cartórios eram obrigados a solicitar autorização judicial para celebrar tais atos.
São Paulo lidera o ranking de celebrações homoafetivas, tendo realizado 38,9%, com quase 30 mil uniões. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 8,6% dos casamentos (6.574), e Minas Gerais, onde houveram 6,6% das celebrações (5.062).
Para realizar o casamento civil é necessário que os noivos, acompanhados de duas testemunhas –maiores de 18 anos e com seus documentos de identificação –, compareçam ao cartório de registro civil da região residencial de um dos nubentes para dar entrada na habilitação da união.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: iStock.