'Carro voador' da Embraer já tem quase 3 mil encomendas e passa por regulamentação na Anac

redacao@aloalobahia.com

Os 'carros voadores' da Embraer, ou eVTOLs (sigla para veículo elétrico de pouso de decolagem vertical), já têm quase três mil encomendas e início de operação previsto para 2026. Atualmente, os veículos passam por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Os carros voadores se assemelham, na estrutura, aos helicópteros, mas são feitos para viagens de curta distância, dentro de uma mesma cidade ou para cidades próximas. Outra característica deles é o motor elétrico, enquanto os helicópteros são abastecidos com querosene ou gasolina. Também há diferenças nas asas, que podem ser fixas no carro elétrico, e no tipo de hélice - veja mais abaixo.

Recentemente, a Anac abriu uma consulta para apresentação de sugestões e ideias que podem integrar a certificação dos eVTOLs que serão fabricados pela empresa brasileira.

Conhecido como "carro voador", o EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, será produzido em Taubaté (SP) e tem como objetivo tornar os voos urbanos mais acessíveis à população. O veículo comporta um piloto e quatro passageiros, ou seja, cinco pessoas, e consegue decolar com peso máximo de 2.800 kg. 

Publicado por Hilza Cordeiro, com informações do g1 SP. Foto: Embraer/Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias