Carlos Peluquero: conheça o cabeleireiro baiano que tem salão badalado em Buenos Aires

É jornalista e escreve para o Alô Alô Bahia. Instagram: @hilzacordeiro. Quer sugerir uma pauta? hilza.cordeiro@aloalobahia.com

A Argentina tem virado um paraíso turístico para os brasileiros graças ao câmbio favorável. Apesar da crise econômica do país vizinho, muita gente, incluindo baianos, tem migrado para lá em busca de melhor qualidade de vida. Um deles é o cabeleireiro Carlos Peluquero, que, em 2018, ousou abrir um salão de beleza em Buenos Aires e, hoje, faz sucesso entre as influenciadoras digitais brasileiras e argentinas.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, atualmente, existem mais de 90 mil brasileiros vivendo na Argentina, dos quais 80 mil moram na capital do país.

Carlos Augusto, cabeleireiro fundador da Carlos Peluqueria
Av. Migueletes, nº 1205, na região entre os bairros de Palermo e Belgrano
Instagram: 
@carlospeluqueriaar

Fundado há quatro anos em Buenos Aires, o salão Carlos Peluqueria é um pedacinho da Bahia na capital argentina. Com uma bandeira do Brasil na fachada e todo decorado com objetos da cultura afro, o espaço é "considerado o primeiro salão 100% brasileiro com endereço comercial em Buenos Aires", segundo afirma o fundador Carlos Augusto. O salão fica na região entre Palermo e Belgrano, dois dos bairros mais sofisticados da cidade.

Antes de abrir o próprio negócio com a ajuda do tio, que já havia se fixado anos antes por lá, Carlos chegou a trabalhar em outros salões de proprietários argentinos. Ao decidir criar o próprio espaço, a clientela foi chegando através do boca a boca. Depois, ele teve a ajuda da divulgação de influenciadoras digitais, o que consolidou ainda mais o público. 

H67keIt.md.jpg
De acordo com o empresário, a equipe do salão é formada por cinco pessoas, todas brasileiras. O espaço tem o diferencial de saber cuidar de cabelos crespos e cacheados, o que é considera raro lá.

"Os elementos que acredito que tenham sido fundamentais para nosso sucesso aqui são a alegria e a vontade de trabalhar. Estudo muito para sempre oferecer o melhor serviço para minhas clientes, tanto brasileiras como argentinas", disse, em contato com o Alô Alô Bahia.

O salão realiza cortes, aplicação de químicas em geral, depilação, massagem, manicure e pedicure e terapias. Carlos tem o plano de ministrar cursos próprios de cabeleireiro e sonha em abrir uma unidade da Peluqueria em Salvador.

Para o empresário, o fato de ter nascido na capital baiana foi um dos melhores privilégios da sua vida. "Eu trouxe minha cultura, minhas cores e a influência dessa cidade para a Argentina", diz ele. "Aqui nem tudo são flores, mas, na medida do possível, a gente espalha beleza e alegria", completa, convidando os baianos a conhecerem o espaço quando estiverem em terras argentinas.
 
Fotos: Safira Rosa/@mellamosa.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias