18 Mar 2024
Carla Akotirene participa de mesa em exposição no Muncab com Lívia Sant'Anna Vaz
A mostra, que acontecerá no Museu da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico de Salvador, contará com um evento que vai unir a autora e pesquisadora Carla Akotirene e a promotora de Justiça Lívia Sant'Anna Vaz.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
As duas participam da mesa "Cultura do Cancelamento e questões raciais" na terça-feira (19), às 17h. Elas vão dividir o espaço com o artista contemporâneo Mudi Yahaya, um dos principais expoentes da cena artística da Nigéria. Yahaya, utilizando principalmente a fotografia como meio de expressão, traça um retrato vívido das identidades híbridas africanas, explorando os diversos dialetos visuais, moedas e vocabulários presentes nas culturas dos países em questão.
Além disso, o evento contará com uma abertura para convidados na quinta-feira (21), Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A partir do dia seguinte, 22 de março, até 21 de junho, o público terá a oportunidade de se imergir nessa jornada cultural, com visitação das 10h às 18h.
Organizada pelo Modern Art Film Archiv de Berlim em colaboração com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Consulado Geral da Alemanha em Recife e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a mostra é um testemunho visual da influência dos retornados brasileiros nos países da Nigéria, Benin, Gana e Senegal. A exposição traz, ainda, um espaço de debate e pensamento sobre a presença negra muçulmana e tece importantes ilações com os Malês e a revolta ocorrida na capital baiana em 1835.
Já Lívia Santana e Sant’Anna Vaz é uma jurista brasileira, que atua como promotora de Justiça, que tem como destaque seu papel como coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).
Veja a programação completa do evento:
Roda de conversas
Tema: Cultura do cancelamento à luz das questões raciais - 19/03, 17h - Mudi Yahaya, Carla Akotirene e Dra. Livia Vaz
Tema: As nuances e consequências da diáspora, migração e escravidão e o que as une - 20/03, 17h - Mudi Yahaya e Prof. Dra. Amanda Medeiros (UFBA)
Tema: A correção política do uso do termo "escravo" - 22/03, 17h - Mudi Yahaya e Prof. Dr. Osmundo Pinho (UFRB)
Tema: A imagem de raízes e pertencimento e por que elas são fundamentais na política de identidade - 23/03., 17h - Mudi Yahaya e Prof. Dr. Samuel Vida (UFBA).
Serviço
Exposição "Reverberações – refletindo a impressão da memória africana" de Mudi Yahaya
Datas: de 22 de março até 21 de junho de 2024
Horário: Das 10h às 18h
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira - MUNCAB (R. das Vassouras, 25 - Centro Histórico, Salvador-BA)
Classificação: Livre
* Por Matheus Simoni. Foto: Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.