2 Jan 2024
Cantora portuguesa Carminho curte Salvador às vésperas de estreia de filme com Emma Stone cotado ao Oscar 2024
A artista portuguesa lançou, recentemente, a faixa 'O quarto', trilha sonora do filme. Para a campanha de lançamento da música no Brasil, ela contou com ajuda de Paula Lavigne, somando forças para a divulgação da língua portuguesa no mundo.
O filme Poor Things ou Pobres Criaturas, na tradução em português, é um filme surrealista que acompanha Bella Baxter (Emma Stone), trazida de volta à vida após o seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo.
A obra é inspirada no livro homônimo do escritor britânico Alasdair Grey e faz referência ao clássico Frankenstein, com uma história ambientada na Era Vitoriana. Com um elenco de peso, 'Poor Things' venceu o Leão de Ouro no último Festival de Cinema de Veneza e é grande cotado para o Oscar 2024.
Além de Emma Stone, o filme conta com Willem Dafoe, Mark Ruffalo, Jerrod Carmichael, Ramy Youssef, Christopher Abbott, Margaret Qualley, Kathryn Hunter, Suzy Bemba e Wayne Brett. Carminho faz uma participação especial no longa. Em uma cena, ela encontra a protagonista e canta o tema enquanto toca guitarra portuguesa.
Carminho e Caetano
Carminho fez algumas participações na turnê internancional 'Meu Coco', de Caetano Veloso, em Lisboa, Portugal. Juntos, cantaram músicas como 'Os Argonautas' e 'Você-Você'.
No Youtube, Caetano lançou recentemente o minidoc 'Caetano e Carminho explicam Você-Você', em entrevista feita por Charles Gavin. Você-Você é uma canção composta por Caetano e surgiu após uma conversa com Carminho e trata das diferenças linguísticas entre o Português de Portugal e o Português Brasileiro.
Carminho foi indicada ao Grammy Latino 2023 na categoria 'Melhor ÁlCabum de Raízes em Língua Portuguesa', com o sexto disco de carreira, intitulado Portuguesa (Warner Music). No álbum, há participação de Marcelo Camelo, da Los Hermanos. Apesar da indicação, os louros foram para a cantora paraense Gaby Amarantos, que venceu a categoria com o disco TecnoShow.
Fotos: Reprodução/Instagram e Divulgação