28 Jun 2023
Campanha Junho Lilás, da Apae, ganha apoio de Lore Improta; veja vídeo

Em vídeo, a esposa de Leo Santana convida os pais a fazerem o teste, reforçando a importância dele, que, se feito logo nos primeiros dias após o nascimento do bebê, pode garantir a qualidade de vida de muitas crianças até a fase adulta.
Historicamente, a Apae Salvador tem constatado uma queda no número de amostras de teste do pezinho que chegam ao Serviço de Referência em Triagem Neonatal durante o mês de junho. Uma análise dos últimos três anos, entretanto, mostra que esta tendência de queda não ocorreu nos anos de 2020 e 2021, anos que correspondem ao período da pandemia de Covid 19, quando as festividades juninas foram suspensas em todo o estado. Em 2022, voltaram os festejos e caiu novamente o número de testes do pezinho, o que implica em queda de cobertura e risco de bebês ficarem sem o diagnóstico precoce de doenças tratáveis.
O teste do pezinho, pelo SUS, é um programa de saúde pública e permite detectar doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias.
* Por José Mion. Foto: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.