21 Oct 2023
Câmara terá sessão em homenagem ao centenário de Osmar Macedo, um dos inventores do trio elétrico

Nascido em 22 de março de 1923, o soteropolitano Osmar Álvares de Macêdo ajudou a popularizar o Carnaval de Salvador e expandir a folia pelos quatro cantos do mundo. Em cima de uma Fobica (um Ford 1929), em 1950, surgiu pela primeira vez nas ruas da capital baiana a invenção de uma dupla que fez história na folia. Ele estava acompanhado de Adolfo Nascimento, mais conhecido como Dodô.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Osmar é pai dos também músicos Armandinho e Aroldo Macedo, que deram sequência ao seu legado, com o Trio Espacial, um trio elétrico de alta tecnologia que encanta diversas gerações dos amantes do Carnaval. Antes de morrer, no fim dos anos 1990, o “pai do trio elétrico” pediu que o cortejo fúnebre levasse o seu caixão pelo circuito do Campo Grande, que anos depois ganharia seu nome. O pedido foi atendido e milhares de pessoas acompanharam o trio que conduzia o corpo de Osmar Macedo pelas ruas do centro de Salvador.
“Osmar, juntamente com Dodô, são os grandes precursores do que é o nosso Carnaval, uma festa conhecida em todo mundo com uma tecnologia 100% baiana, que é o trio elétrico. É mais que justo celebrar o centenário do seu nascimento”, afirmou Lídice ao propor a sessão.
* Por Matheus Simoni. Foto: Arquivo.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.