Caetano Veloso receberá título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Salamanca dia 4

O cantor Caetano Veloso, de 81 anos, vai ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Salamanca, a mais antiga da Espanha, em cerimônia que será realizada na próxima segunda-feira (4). Segundo a Agência Lusa e o Público.pt, de Portugal, a sessão solene em que o artista receberá a titulação será toda celebrada em latim.

Cantor, compositor, produtor musical e “não menos importante na sua longa carreira artística e intelectual”, também escritor, Caetano é considerado “um dos melhores músicos mundiais do século XX e XXI”, conforme se refere a instituição no comunicado em que anuncia o laurel.

Ainda de acordo com a universidade, que confirmou a data da entrega do título nesta segunda (28), o santamarense faz parte de uma “constelação muito seleta” ao lado de “figuras de estatura universal como Bob Dylan, John Lennon, Paul McCartney ou Patti Smith ou, do campo especificamente da música brasileira, Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento ou Djavan”.

O título honorífico costuma ser concedido por instituições de ensino superior a personalidades que se destacaram em sua área de atuação, com reconhecidos serviços prestados à comunidade ou a uma determinada área.

A candidatura para o título de Doutor Honoris Causa dado a Caetano, que é um dos principais intelectuais brasileiros e um dos mentores da Tropicália, foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna da universidade, com apoio do Centro de Estudos Brasileiros, e defendida, perante o Senado da instituição pelo professor de Filologia Galega e Portuguesa Pedro Serra

A defesa ocorreu em sessão realizada no dia 21 de abril do ano passado, e foi aprovada pelo claustro de doutores por 61 votos a favor e apenas dois contra. A universidade, que tem mais de 800 anos de história, mencionava, ao anunciar a titulação, o “trabalho enorme e brilhante que ainda está vivo quando completa 50 anos de carreira”.

‘Letras’
Nesta segunda chega às livrarias uma nova coletânea que reúne as letras de todas as músicas de Caetano, pela editora Companhia das Letras. Intitulado ‘Letras’, o livro comemora as mais de oito décadas de vida do músico e “revela poemas que muitos de nós sabemos de cor, e tantos outros [que] teremos a alegria de descobrir”, segundo comunicado da editora.

A obra foi organizada pelo poeta e professor brasileiro Eucanaã Ferraz, que já publicou outras obras sobre o mesmo tema em Portugal e no Brasil.

Turnê na Europa e volta ao Brasil
Após receber o título na Universidade de Salamanca, no próximo dia 4, Caetano Veloso viaja à capital espanhola, Madri, onde vai apresentar o espetáculo ‘Meu Coco’ no Palacio Municipal IFEMA, dia 6 de setembro. Depois, faz cinco concertos em Portugal, três no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, nos dias 9, 10 e 12, e os outros dois no Coliseu do Porto, na cidade do Porto, nos dias 14 e 15. Os ingressos para esses shows já estão esgotados, mas a turnê europeia prossegue até o dia 7 de outubro, em Paris, passando por várias outras cidades. Clique aqui e confira a agenda completa.

Na volta ao Brasil, Caetano já tem shows programados no Rio de Janeiro (11 e 12 de novembro), em Belo Horizonte (2 de dezembro) e, por fim, em Salvador. Aqui, serão duas apresentações na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, dias 16 e 17 de dezembro, já esquentando os tamborins para o Verão da Bahia, onde o artista vira figurinha fácil em Salvador e no Recôncavo.

Foto: Fernando Young/Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias