17 Aug 2023
BYD promete abertura de centro de desenvolvimento de tecnologia em Salvador; veja detalhes
As indústrias da montadora americana foram desativadas em janeiro de 2021, quando a produção foi encerrada na Bahia após mais de 40 anos de operação. O anúncio da chegada do centro de pesquisa foi feito pelo presidente da BYD no Brasil, Tyler Li. Ele participou de um evento da montadora em São Paulo, com presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
“Vamos trazer especialistas para inaugurar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador, para transformar a região em um ‘Vale do Silício’ brasileiro”, afirmou o dirigente.
Na última sexta-feira (11), um acordo firmado pelo Governo da Bahia passou a propriedade do complexo fabril da Ford para gestão estadual. A operação, segundo os chineses, tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana. O valor da compra não foi divulgado. De acordo com o Governo da Bahia, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela BYD. A empresa investirá R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas, e a expectativa é de que a produção inicie no segundo semestre de 2024.
* Por Matheus Simoni // Foto: Feijão Almeida/GOVBA.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.