BYD e Raízen escolhem Salvador e outras sete capitais para alavancar recarga de veículos elétricos no Brasil

redacao@aloalobahia.com

A montadora BYD e empresa de açúcar e etanol Raízen anunciaram nesta sexta-feira (2) a criação de 600 pontos de carregamento de carros elétricos em oito capitais brasileiras. De acordo com as duas empresas, o objetivo é investir e criar infraestrutura para alavancar ainda mais mercado elétrico no país.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Os "hubs" de recarga rápida serão construídos pelo país com a marca Shell Recharge nos próximos três anos, à medida que a Raízen busca ter 25% desse mercado. Os equipamentos somam juntos mais de 18 megawatts (MW) de potência instalada, e serão alimentados com energia de fontes renováveis fornecida pela Raízen Power, braço de energia elétrica do grupo.

As capitais escolhidas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Belém. A escolha das cidades foi feita a partir de previsões de crescimento de mercado e demanda por recarga de carros elétricos. O valor do projeto não foi divulgado.

Na Bahia, a BYD, que agora tem a posse da antiga fábrica da Ford em Camaçari, prevê o início da obra do complexo industrial já no primeiro trimestre deste ano. A previsão é que, no início de 2025, a fábrica da montadora chinesa já esteja produzindo veículos elétricos. Cerca de 10 mil vagas de emprego diretas e indiretas serão abertas.

* Publicado por Matheus Simoni. Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias